Skip to content
alergia em casa

Truques para evitar as alergias nas divisões da casa

Manter uma limpeza quase diária da casa é a base principal para evitar as alergias no lar (a menos que seja alérgico a produtos de limpeza!), mas há alguns truques mais específicos que podem ajudar em cada habitação. Dizemos-lhe tudo para que possa tornar a sua casa à prova de alergénios!

Que fatores propiciam a alergia em casa?

As pessoas que são mais propensas a sofrer reações alérgicas, ou que têm alergia a diferentes agentes como o pó, a sujidade ou os ácaros, devem assegurar-se de que mantêm uma higiene especialmente exaustiva em casa. O facto é que a casa, e especialmente certas divisões como o quarto ou a sala, podem tornar-se uma importante fonte de concentração de alergénios se não forem tomadas as medidas certas.

Na maioria dos casos, as substâncias que provocam a alergia não são visíveis a olho nu, uma vez que o seu tamanho é microscópico. Por conseguinte, é relativamente fácil não notar de que os espirros excessivos ou a vermelhidão e comichão dos olhos são uma consequência direta dos agentes alérgicos que houver em sua casa.

Principais causas da alergia doméstica

Alguns dos elementos presentes em qualquer habitação e que mais alergia podem provocar são os seguintes:

  • Ácaros: os ácaros são microrganismos de tamanho inferior a 0,5 mm, impercetíveis ao olho humano, e pertencem à família dos aracnídeos. As almofadas e os lençóis são alguns dos objetos onde os ácaros são mais frequentemente encontrados, uma vez que se alimentam das células mortas que se desprendem da nossa pele. Por outro lado, a reprodução dos ácaros intensifica-se quando a temperatura ronda os cerca 21-23º, pelo que os quartos podem ser um local perfeito para isso. Quando se diz que alguém tem alergia aos ácaros, na realidade, o que costuma provocar este tipo de reação são as partículas que libertam, principalmente nas suas fezes.
  • : o pó é um conjunto de partículas praticamente invisíveis que se mantêm no ar e que têm origem em todo o tipo de objetos, tais como livros, vestuário, roupa de cama, colchões, animais de estimação, etc. Os ácaros do pó são organismos microscópicos que se alimentam do pó doméstico e da humidade do ar. Entre outras coisas, o pó pode também conter partículas libertadas pelos ácaros, tornando-o mais suscetível de provocar reações alérgicas.
  • Fungos e bolores: para além do pó e dos ácaros, os fungos são outro dos fatores que mais alergias domésticas provoca. Crescem nos ambientes mais húmidos, como a sua casa de banho, e libertam pequenas partículas, os esporos, que são o que tendem a causar alergias em algumas pessoas quando as respiram.

Como saber se sofro de alergia em casa?

A alergia às partículas presentes em sua casa é relativamente frequente, mas não costuma ser muito fácil de detetar devido ao desconhecimento das pessoas que sofrem dela. Uma das questões que pode dar mais pistas sobre esta patologia é identificar se os sintomas da alergia se mantêm de forma prolongada ou não.

Os episódios de alergia doméstica caracterizam-se por provocar sintomas de forma contínua, o que pode indicar que a causa está na sua casa. Por outro lado, alguns dos sintomas mais frequentes de alergia aos ácaros, pó ou bolor, são:

  • Espirros habituais
  • Comichão nos olhos e também vermelhidão
  • Muco constante
  • Congestão nasal
  • Tosse
  • Olheiras com um tom azulado por baixo dos olhos.

Truques para manter a casa à prova de alergénios

A limpeza é o seu melhor aliado para manter os alergénios à distância e evitar que estes provoquem uma reação alérgica constante. Especificamente, estas são algumas das recomendações que mais o podem ajudar:

  • Evitar ter plantas de interior que possam provocar alergias.
  • Lavar a roupa, no mínimo, a 60º.
  • Não abusar de tapetes e alcatifas, pois os ácaros podem acumular-se neles.
  • Utilizar aspiradores com filtro HEPA, que garantem mais de 99% de retenção das partículas mais finas.
  • Comprar capas de colchão e de almofadas especiais antialérgicas.
  • Não deixar que se acumule demasiada humidade dentro de casa. Por exemplo, quando lavar o chão, deixar as janelas abertas para que o chão seque rapidamente.
  • Se vive numa zona muito húmida, utilize um desumidificador

Tratamentos para combater a alergia em casa

O uso de medidas preventivas como as referidas anteriormente reduz a probabilidade de sofrer reações alérgicas em casa, mas não as evita por completo. As pessoas que experimentam episódios de alergia mais complicados ou mais frequentes costumam recorrer a tratamentos médicos e farmacológicos para as ajudar a combatê-los.

Por não se tratar, geralmente, de reações dermatológicas, é essencial que um médico prescreva o medicamento anti-histamínico mais adequado em cada caso. Portanto, se costuma sentir sintomas fortes de alergia e pensar que a fonte da alergia pode estar em sua casa, consulte um especialista para o confirmar e para prescrever o medicamento mais adequado.

PT-N-ZI-ALY-2200030

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.