Skip to content

Guias

Manual da alergia: como a poluição afeta a alergia ao pólen?

A poluição, cada vez mais presente na atualidade, é um dos principais causadores dos problemas de saúde da sociedade, especialmente nas grandes cidades. Um dos efeitos mais imediatos é a afetação das vias respiratórias e, em grande medida, a influência na acentuação dos sintomas dos diferentes tipos de alergia.

A mala perfeita

Ir de férias quando se tem alergia não é tão simples como parece. Se é uma dessas pessoas que tendem a recear mais que a desfrutar das suas férias devido à alergia, está na altura de deixar de se preocupar.
Seguindo uma série de conselhos e preparando a mala conscientemente, não só é possível desfrutar de umas férias idílicas, como também se esquecerá de que sofre de alergia. Encontra um guia de viagem para não perder nada. Não perca nenhum detalhe!

Conselhos práticos para enfrentar a alergia ao pólen

Quando a primavera chega, os sintomas da alergia podem tornar-se desesperantes: tosse, espirros, comichão nos olhos e o nariz que pinga, podem tornar cada dia um desafio para todas as pessoas que sofrem de alergia ao pólen.
Contudo, ainda que não exista cura para a maioria das alergias, podemos melhorar esta situação uma vez que, além do tratamento, a melhor forma de lutar contra as alergias é aprender a evitá-las e a reduzir os seus sintomas.

Manual da alergia: alergénios, sintomas, cuidados e tratamentos

A alergia é uma reação de defesa do organismo contra substâncias externas que penetram no corpo. O sistema imunitário do corpo reconhece essas substâncias como estranhas e tenta neutralizá-las.
O sistema imunitário é um conjunto de órgãos, tecidos e células especializadas, que se encontram ao longo do nosso corpo e que têm por missão defender-nos face a diversas agressões, como vírus ou bactérias, entre outras.

Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos são medicamentos utilizados para tratar reações alérgicas como por exemplo a urticária, rinite alérgica ou conjuntivite, reduzindo os sintomas tais como: o prurido, inflamação, vermelhidão ou o corrimento nasal.
Chamam-se assim porque bloqueiam os efeitos da histamina. A histamina é uma molécula sintetizada pelo nosso próprio organismo e está presente em todo o reino animal.

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto Informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu medico ou farmacêutico.