Alergia aos Animais
ALERGIA AOS ANIMAIS
A caspa dos animais é a principal responsável pela alergia a animais. Os animais, tal como as pessoas, vão renovando a sua pele. A pele vai-se desprendendo pouco a pouco, em escamas microscópicas. Essas escamas ficam a flutuar no ar e as pessoas respiram-nas, podendo vir a ter sintomas de alergia. O pelo também pode causar alergia, embora menos frequentemente, já que cai no chão.
Outras substâncias que provocam alergia podem ser encontradas na saliva dos animais, nas lágrimas, na urina, ou no soro. Se se tiver uma alergia à saliva, podem ocorrer sintomas quando alguém é lambido por um animal, ou se tocar no animal depois de este se ter lambido. Se se tiver alergia a algum componente da urina, quando esta se evapora e passa para o ar, pode provocar sintomas de alergia.
Devemos, no entanto, recordar que a causa principal da alergia a animais é a caspa. Como as restantes alergias, deve-se fazer um tratamento quando os sintomas aparecem, nomeadamente um tratamento preventivo segundo a severidade dos sintomas, existindo, também, um tratamento imunoterápico com vacinas face a alguns animais. Existe informação sobre estes tipos de tratamentos noutras zonas desta página web14.
O passo fundamental na alergia a animais é evitar o contacto com o animal responsável pela alergia seguindo uma série de conselhos.
CONSELHO ZYRTEC:
Se as medidas para evitar os alergénios forem insuficientes, Zyrtec® pode ajudar a combater eficazmente os sintomas nasais e oculares da rinite alérgica sazonal e perene1.
Para ser eficaz, é essencial respeitar a dose recomendada de Zyrtec®.
Caspa em cães, gatos e outros animais de companhia
O que é vulgarmente conhecido como alergia a animais é uma reação desencadeada por determinadas proteínas presentes no pelo dos animais. Geralmente, a exposição às células mortas dos animais, ou seja, a caspa, provoca estas alergias em alguns seres humanos. É de notar que não é o pelo do animal em si que é um alergénio, mas sim as partículas que liberta.
A proteína que provoca a alergia aos animais de companhia (Fel D1)
A principal proteína que provoca a alergia aos animais de companhia é a Fel D1. De facto, é responsável por mais de 90% das alergias a gatos nos seres humanos. Estas proteínas são segregadas na saliva do animal, passando para o seu pelo através do lamber e da escovagem, e depois são libertadas para o ambiente através do ar.
Como é que os anti-histamínicos ajudam? Efeito na alergia causada por um animal de companhia
Os anti-histamínicos ajudam a reduzir as reações alérgicas aos animais. Isto porque reduzem ou bloqueiam a produção de histamina, uma substância química segregada pelo sistema imunitário em resposta a agentes externos que considera perigosos para o organismo. Esta substância é responsável pelos espirros, comichão, prurido e corrimento nasal, pelo que a ação do medicamento e o subsequente bloqueio da substância faz cessar os sintomas da alergia.
Quanto tempo demora Zyrtec a fazer efeito?
O anti- histamínico Zyrtec começa a fazer efeito uma hora após a sua toma, atuando e proporcionando alívio até 24 horas seguidas durante todo o dia e a noite.