Saltar al contenido
Alergia aos ácaros: sintomas e como aliviá-los

Quais são os sintomas da alergia aos ácaros e como aliviá-los

Os ácaros costumam estar presentes em todas as casas, acumulando-se especialmente em divisões como os quartos, onde ocorrem as condições mais propícias para o seu habitat. Os colchões das camas costumam ser o refúgio ideal que escolhem para se desenvolverem, sobretudo nas épocas em que a temperatura aumenta consideravelmente e os níveis de humidade são elevados.

Os ácaros são os principais responsáveis pela alergia ao pó na casa além de serem uma das causas de alergia mais frequentes atualmente. Entre os sintomas que surgem numa reação aos ácaros destacam-se o entupimento do nariz, secreção, espirros e comichão (rinite), ou, inclusive, momentos de asma bronquial que se caracterizam por uma forte dificuldade em respirar e uma intensa tosse, que, por sua vez, pode provocar comichão nos olhos e lacrimação. 

Como podemos controlar a alergia aos ácaros?

Ainda que não consigamos eliminá-la por completo, é possível controlar a alergia ao pó. Para isso, não há nada melhor que evitar, ou reduzir ao máximo, a exposição aos ácaros causadores desta reação seguindo uma série de passos simples, como os seguintes:

  • Utilizar roupa de cama antialergénios: cobrindo com ela as nossas almofadas e colchão para bloquear a passagem do pó ou dos alergénios para o nosso corpo. Este tipo de tecido especial evita que os ácaros do pó se expandam do colchão ou das almofadas –para o resto da cama.
  • Lavar a roupa da nossa cama uma vez por semana: o ideal é lavar todos os lençóis, cobertores e capas das almofadas e do colchão em água quente (pelo menos a 60 ºC) para eliminar a maior quantidade possível de alergénios e ácaros do pó. Se a roupa não puder ser lavada a esta temperatura, outra opção é colocá-la na máquina de secar – durante 15 minutos, a uma temperatura superior a 60 graus centígrados, para eliminar esses elementos. Além disso, congelar durante pelo menos 24 horas a roupa da cama pode ser uma grande solução para eliminar os ácaros do pó, ainda que esta ação não elimine os alergénios.
  • Manter um nível baixo de humidade: devemos evitar que a humidade ultrapasse os 50% dentro da nossa casa. Os desumidificadores ou ares condicionados podem ajudar a manter os níveis de humidade controlados. Além disso, também podemos adquirir um higrómetro que meça o nível da humidade ambiental na nossa casa.
  • Escolher a roupa de casa adequada: evitando comprar aquela que agarra o pó com facilidade ou que não possa ser lavada em água quente frequentemente.
  • Comprar brinquedos ou peluches com enchimento que sejam laváveis: para poder limpá-los frequentemente em água quente e eliminar assim o maior número possível de ácaros. O melhor é que mantenhamos este tipo de acessórios afastado das camas. –
  • Limpar o pó: pode soar óbvio, mas um dos remédios mais eficazes para reduzir os sintomas a este elemento é eliminá-lo com frequência. Para isso podemos utilizar um pano húmido com água ou óleo para evitar que o pó -se mova pelo ar -depositando-se sobre outras superfícies.
  • Retirar os tapetes, alcatifas e cortinados não laváveis: este tipo de tecidos propicia um habitat ideal para a proliferação dos ácaros do pó. Isto acontece sobretudo em elementos como as alcatifas colocadas sobre cimento já que favorecem a retenção da humidade. O ideal seria eliminar todos os tapetes da nossa casa e substituir a alcatifa por pavimento de ladrilho ou madeira.
  • Passar o aspirador com frequência: para eliminar – o pó superficial. Para potenciar o efeito e eliminar maior quantidade de ácaros, podemos utilizar um microfiltro de dupla camada ou um filtro de partículas de ar de alta eficácia para assim diminuir as emissões de pó que o nosso aspirador produz.

 

PT-N-ZI-ALY-1900006