Saltar al contenido

Informações indispensáveis ao uso racional do medicamento

Zyrtec® 10 mg comprimidos revestidos por película (dicloridrato de cetirizina) é um medicamento não sujeito a receita médica, indicado em doentes adultos e pediátricos com idade igual ou superior a 6 anos: no alívio dos sintomas nasais e oculares da rinite alérgica sazonal e perene; no alívio dos sintomas de urticária crónica idiopática.

Recomenda-se precaução na ingestão concomitante de cetirizina com álcool, nos doentes com fatores que predisponham para retenção urinária (por exemplo, lesão da medula espinal, hiperplasia prostática), já que a cetirizina pode aumentar o risco de retenção urinária, nos doentes epiléticos e em doentes com risco de convulsões. Pode ocorrer prurido e/ou urticária quando a cetirizina é interrompida, mesmo se estes sintomas não estiverem presentes antes do início do tratamento.

Em alguns casos, estes sintomas podem ser intensos e exigirem o reinício do tratamento. A administração do comprimido revestido por película não é recomendada em crianças com idade inferior a 6 anos, recomenda-se a administração de uma formulação pediátrica com cetirizina. O doente deve ler cuidadosamente as informações constantes da embalagem exterior e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.

Titular da autorização de introdução no mercado: UCB Pharma (Produtos Farmacêuticos), Lda., Estrada de Paço de Arcos, nº 58, 2770-130 Paço de Arcos. NC: 500291322.