Skip to content

Calendário polínico

Consulte neste calendário as épocas de maior risco para a sua alergia a pólenes, em cada uma das regiões

> Clique em cada área


Informações fornecidas pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica
Mais informações em www.spaic.pt e www.rpaerobiologia.com

O que é um calendário polínico?

Trata-se de um mapa que mostra a dinâmica dos tipos de pólen (principais alergénios) presentes numa zona geográfica, indicando a sua presença em cada época do ano. Neste caso, o calendário polínico mostra a incidência de pólen em cada região de Portugal.

 

Que tipos de pólen se encontram na atmosfera de Portugal?

O pólen pode proceder de diferentes plantas. De facto, não só as árvores, mas também os arbustos e as ervas daninhas produzem pólen. É por esta razão que Portugal é um país onde podem ocorrer concentrações muito elevadas de pólen. Os principais tipos de pólen procedem de árvores como eucalipto, castanheiro, oliveira, azinheira, carvalho, plátano de sombra, pinheiro… Por outro lado, também provêm de ervas tais como a urtiga, o quenopódio, as gramíneas ou a parietária.

 

Como um calendário de polinização pode ajudar-me?

Verificar o mapa do pólen antes da época das alergias é vital. Graças ao calendário polínico, conhecerá o nível do pólen e os alergénios na sua zona ou no local para onde deseja viajar e poderá prevenir ou combater a sua alergia.

 

O nível do pólen é diferente em cada região de Portugal?

Efetivamente! Por exemplo, em algumas regiões de Portugal, não é costume encontrar pólen nos meses de Inverno. Noutras regiões, contudo, prolifera inclusive em dezembro. As pessoas com alergias notarão uma melhoria se estiverem numa região com uma baixa incidência de pólen. Além disso, o clima favorece a proliferação do pólen. Em ambientes secos e ventosos, a presença de pólen é mais pronunciada.

 

Como se utiliza o mapa interativo?

Ao clicar em qualquer região do mapa polínico, aparecerá um quadro que mostra os tipos de pólen com o seu risco associado para essa região e as épocas do ano em que polinizam. Por exemplo, se vivemos em Lisboa, podemos verificar que o risco de alergia às oliveiras é elevado e que elas polinizam entre maio e junho. Se sofrer de alergia ao pólen, deve tomar precauções e tomar anti-histamínicos quando a época de polinização começar.

 

O nível de pólen é atualizado semana a semana?

VO mapa mostra o nível de pólen médio mensal, pelo que a informação não contempla as variações semanais. Para verificar a previsão semanal, pode consultar a página de RPA.

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto Informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu medico ou farmacêutico.