Skip to content
Relação entre a alergia e as dores de cabeça

Relação entre a alergia e as dores de cabeça

Não é incomum ouvir as pessoas com alergias dizer que sofrem de fortes dores de cabeça. Particularmente, as alergias onde o sistema respiratório está envolvido, é onde as dores de cabeça surgem, por exemplo, a rinite. Atualmente, o debate relacionado com as enxaquecas e as alergias está na ordem do dia e alguns especialistas ainda estão relutantes a essas afirmações. No nosso último post, iremos referir as causas, sintomas e tratamentos que podem ser aplicados para diminuir o desconforto. Não perca nenhum detalhe!

Alergia e dor de cabeça, qual é a ligação entre os dois?

Embora a origem da alergia e das enxaquecas seja totalmente diferente, existe uma relação entre as duas afeções. Hoje em dia é um foco de debate para muitos especialistas, mas cada vez são mais os especialistas que afirmam a existência de fatores em comum. Não se trata de uma correlação simples, mas um ponto onde há uma clara coincidência é nos seios nasais. Quando a pressão causada pela alergia (geralmente a rinite) aumenta nas fossas nasais, isso provoca um maior risco e probabilidades de sofrer de enxaquecas ou fortes dores de cabeça.

Além deste bloqueio nasal contínuo, as alergias também causam inflamação noutras zonas do corpo, mal-estar, problemas digestivos… sintomas que contribuem para o aparecimento de dores de cabeça.

As alergias também provocam dor na mandíbula?

Além dos sintomas já conhecidos, as alergias também podem provocar outros tipos de desconfortos, como fadiga, dor de cabeça ou até incómodo na mandíbula. A pressão nas fossas nasais pode acabar por gerar inflamação nos seios nasais, desencadeando uma inflamação maior e enchendo os canais de líquido, além dos frequentes espirros e da tosse que geram uma tensão muscular difícil de aliviar. O resultado?

  • Sensibilidade nas bochechas.
  • Pressão na mandíbula e dentes ou gengivas.
  • Dor facial
  • Incómodos nos ouvidos

Este problema é ainda maior quando deitado e as pessoas que sofrem com isso costumam notar melhoria quando estão de pé ou sentadas.

A que alergias algumas dores de cabeça estão associadas?

As dores de cabeça mais comuns costumam estar associadas à rinite, também conhecida como febre do feno. Geralmente aparecem como uma consequência direta da obstrução nas fossas nasais. Embora seja difícil de identificar, e alguns especialistas sejam relutantes a estas associações, a verdade é que muitos estudos sugerem que existe uma relação entre as dores de cabeça e as enxaquecas quando ocorre a febre do feno. Mas, como se diagnostica o problema? Existem alguns fatores determinantes:

  1. Quando a dor de cabeça aparece na zona frontal ou se espalha por outras partes do rosto, orelhas ou dentes e há evidências de correlação com a alergia. Nestes casos, é muito comum realizar-se uma endoscopia nasal para verificar o que está a acontecer nas narinas e descartar outro tipo de problemas.
  2. Quando a dor e a rinossinusite aparecem ao mesmo tempo.
  3. Quando após a diminuição dos sintomas alérgicos (aproximadamente 7 dias após uma crise alérgica), a dor de cabeça também desaparece.

Embora existam casos excecionais, a experiência e a pesquisa demonstram uma ligação clara entre ambas as patologias com um fator comum: a obstrução e desconforto nas fossas nasais.

Tratamentos para enxaquecas ou dores de cabeça relacionadas com a alergia

Embora existam medicamentos específicos para tratar as enxaquecas, se estas estiverem relacionadas com as alergias, o uso de outros fármacos e hábitos também podem ser úteis. Dizemos-lhe alguns deles:

  • Evidentemente, os anti-histamínicos. Estes fármacos bloqueiam a produção de histamina e travam as reações alérgicas, um ponto-chave se as dores de cabeça tiverem uma origem alérgica.
  • Descongestionantes. São verdadeiramente eficazes para aliviar a pressão nas fossas nasais, origem das dores de cabeça.
  • Este tipo de terapias ajudam a reduzir os sintomas e a atenuar os efeitos gerais das alergias no corpo.
  • Hidratação e boa alimentação. A ingestão de líquidos ajuda muito a diluir o muco e a obstrução nasal, o que, aliado a uma alimentação saudável, melhorará consideravelmente a sensação de obstrução e embotamento.

 

PT-P-ZI-ALY-2200003

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.