Skip to content
Dados sobre as alergias

Dados curiosos sobre as alergias

As alergias afetam cada vez mais pessoas e são detetadas mais cedo, mas isso não significa que as pessoas tenham uma vida menos saudável. Pensa que sabe tudo sobre elas? Se a comichão, a congestão nasal e os espirros fazem parte da sua vida, deve conhecer estes factos curiosos sobre as alergias que lhe darão uma visão mais ampla sobre esta condição e irão com certeza surpreender:

A poluição torna o pólen mais agressivo

Os pequenos grãos libertados pelas plantas que se encontram na cidade têm uma composição mais irregular que os encontrados nas zonas rurais, e apresentam outras substâncias nocivas à saúde aderentes à sua estrutura que a tornam mais agressiva.

Isso explica que apesar de haver mais plantas no campo e mais presença de alergénios, é na cidade onde as pessoas com alergia apresentam maior irritação das vias respiratórias e das mucosas e têm maior risco de sofrer crises.

As alterações climáticas provocam mais alergias

O aumento da temperatura do planeta faz com que o ciclo de polinização das plantas varie. Algumas espécies arizónicas, como os ciprestes, libertam pólen regularmente de dezembro a março, ampliando a época mais difícil para os doentes.

Além disso, o aumento dos termómetros provocado pelo efeito de estufa e o degelo dos polos afetam a sensibilização e os sintomas negativos de que os doentes sofrem.

Mais animais de companhia, mais alergia

Cada vez mais famílias têm cães ou gatos como animais de companhia. O número de hamsters nas casas também tem aumentado, elevando o número de pessoas que entra em contacto com roedores. Precisamente, as alergias a estes três animais são as que mais cresceram nos últimos anos.

Uma das plantas mais alergénicas do mundo é a ambrósia

A ambrósia é um género de planta herbácea ou arbusto que faz parte da família das Asteraceae, que provêm das áreas do Norte e de muitas partes da América do Sul, que por sua vez se espalharam pela Europa.

Algumas das espécies de ambrósias são capazes de produzir grandes quantidades de pólen e, devido à sua propagação, representam uma das principais causas da febre do feno. As raízes deste arbusto tendem a ser pontiagudas e são bastante profundas, dificultando a sua remoção.

As alergias também podem provocar fortes dores de cabeça

Os efeitos das alergias como a sinusite crónica são um dos problemas mais comuns da rinite alérgica e podem, ocasionalmente, causar dores de cabeça. Portanto, existem muitas pessoas cujas dores de cabeça são causadas ou afetadas por alergias respiratórias. Essas dores de cabeça começam, geralmente, pelas fossas nasais ou seios nasais, e podem ser facilmente tratadas e diagnosticadas através de exames médicos.

Os espirros devido a alergia param quando dorme

É muito difícil espirrar durante o sono, embora possa ocorrer. Durante o sono, a atividade cerebral diminui e o estímulo tem de ser muito forte para que a transmissão do impulso nervoso que provoca o espirro se complete.

Enquanto dormimos, especialmente durante a fase do sono profundo ou REM, que é caracterizada pelo movimento rápido dos olhos, a atividade de numerosos sistemas cerebrais declina e o arco reflexo não se completa. Isso significa que, embora o estímulo ocorra, o espirro não ocorre, já que os neurotransmissores estão desativados.

Curiosidades sobre alergias que você deve prestar atenção

 PT-P-ZI-ALY-2000065

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.