Skip to content

Rinite seca: sintomas e tratamento

A rinite seca é uma condição que afeta a mucosa nasal e pode gerar incómodos nas pessoas que dela padecem. Os sintomas costumam incluir a necessidade constante de ter um lenço à mão devido à congestão, comichão e secura nasal. É uma doença bastante comum, e em muitos casos crónica, pelo que é importante tratá-la para prevenir eventuais complicações.

Se padecer deste tipo de doenças, de certeza que já se questionou mais de uma vez sobre as causas desta afeção e quais os tratamentos mais efetivos para aliviar os sintomas mais comuns. Neste post, esclarecemos estas dúvidas tão frequentes.

A secura nasal, causas e sintomas

A secura nasal, também conhecida como rinite seca, é uma patologia que produz inchaço e inflamação das fossas nasais. Este problema nasal caracteriza-se por sintomas tais como a congestão e a irritação nasal, mas sem mucosidades nem secreção aquosa, contrariamente à rinite alérgica. Esta afeção pode ser temporária ou crónica e ser provocada por vários motivos.

Entre as causas mais comuns da secura nasal encontram-se:

  • Infeções virais: constipações por rinovírus ou adenovírus, e bactérias
  • Rinite alérgica sazonal (pólenes) ou perene (fungos e ácaros, entre outros)
  • Agentes químicos irritantes: certos produtos químicos no ar, tais como os produtos de limpeza, o fumo do tabaco e os gases de escape dos veículos, podem irritar e ressecar a mucosa nasal.
  • O uso de alguns medicamentos, tais como os anti-histamínicos e os descongestionantes, podem provocar a secura nasal como efeito secundário.
  • Rinite atrófica: é uma patologia crónica de causa desconhecida, que se caracteriza por produzir crostas grossas secas pelo resultado da atrofia dos tecidos do nariz.
  • Envelhecimento: com o passar do tempo, as membranas mucosas podem diminuir a produção de mucosidades e a capacidade de hidratação, o que pode provocar secura nasal.
  • A síndrome de Sjögren: é uma patologia autoimune que se caracteriza pela diminuição ou ausência de secreções na saliva, lágrimas e mucosidade.

Por outro lado, o quadro de sintomas mais frequente da rinite nasal seca inclui:

  • Sensação de secura e comichão no nariz
  • Tamponamento nasal
  • Dor e ardor no nariz
  • Feridas e crostas nas fossas nasais
  • Sangramento nasal
  • Problemas ao respirar pelo nariz

Nalguns casos, a secura nasal pode aumentar o risco de infeções respiratórias, sinusite e outros problemas de saúde. Se tiver algum destes sintomas durante duas semanas seguidas, o melhor é consultar o seu médico para identificar a causa e implementar o tratamento adequado.

Fatores ambientais

As condições ambientais são outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento dos problemas nasais, tais como a rinite seca. Os ambientes secos, especialmente onde há aquecimento ou ar condicionado, podem diminuir a humidade do ar e provocar secura nasal.

Além disso, a poluição do ar e a altitude também podem desempenhar um papel importante. Em zonas altas com pressão atmosférica reduzida, a humidade do ar pode sofrer alterações e provocar rinite seca como resultado.

Tratamento da rinite seca, o que é que se pode fazer para aliviar os efeitos?

Em primeiro lugar, é importante identificar as causas específicas da sua rinite para poder tomar medidas efetivas que aliviem os sintomas. Em casos leves, os remédios caseiros podem com frequência ser efetivos para reduzir a sintomatologia.

No entanto, nos casos mais severos ou crónicos de rinite seca, poderá necessitar-se de certos medicamentos, tais como aerossóis nasais com corticosteroides, anti-histamínicos em aerossol ou pastilhas, e/ou descongestionantes nasais. Para obter um tratamento efetivo, é recomendável ir ao médico para este prescrever o tratamento adequado em função do caso em particular.

Conselhos para cuidar do nariz e evitar que se resseque

A rinite seca pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas, podendo inclusive provocar problemas a nível laboral ou absentismo escolar. Para prevenir esta condição, há certos conselhos que o podem ajudar se padecer deste problema:

  • Humedeça o ar: use um humidificador ou um difusor para gerar humidade no ar. Isto pode ajudar a evitar que a mucosa nasal seque.
  • Beba água suficiente: manter o corpo hidratado é fundamental para diluir a secreção nasal. Certifique-se de beber água, sumos, caldos e infusões durante o dia.
  • Evite o ar seco: evite os ambientes secos, especialmente no inverno quando são usados aquecedores. Se não os puder evitar, hidrate o nariz com um spray nasal ou gotas humidificantes.
  • Limpe o nariz de forma adequada: assoe-se com regularidade para expulsar a mucosidade, mas faça-o suavemente para a zona nasal não ficar irritada.
  • Faça frequentes lavagens nasais: podem ajudar a acabar com as substâncias que lhe afetam o nariz. Neste sentido, podem-se utilizar embalagens com forma de pera ou aerossóis de água salgada. Outro remédio eficaz é tomar duches quentes para soltar a mucosidade e descongestionar o nariz.
  • Evite automedicar-se: se a secura nasal persistir e lhe provocar mal-estar, consulte um especialista para este lhe fazer uma avaliação médica e receitar o tratamento adequado.

PT-P-ZI-ALY-2300003

 

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.