
Perguntas frequentes
1. O que é a rinite alérgica?
A rinite alérgica é uma doença inflamatória da mucosa nasal. É uma das doenças crónicas mais frequentes a nível mundial, estimando-se que atinja entre 10 e 20% da população mundial. Associa-se à conjuntivite, à sinusite e à asma; quando não é tratada e/ou não controlada, contribui para uma maior gravidade e perda de controlo da asma3.
2. Quais são os sintomas da rinite alérgica?
Clinicamente caracterizada pela presença de um ou mais dos seguintes sintomas:
- Rinorreia aquosa (anterior ou posterior).
- Crise de espirros.
- Prurido nasal.
- Congestão nasal.
Associada, na maioria dos casos, a sintomas oculares (prurido, lacrimejamento, olho vermelho)3.
3. O que fazer perante a suspeita de uma rinite alérgica?
Ante uma consulta por suspeita de asma, o especialista avalia três aspetos: o quê, o como e o porquê.
O quê refere-se ao facto de os sintomas serem efeito de uma rinite simples, de uma outra doença mais generalizada ou da existência de demais complicações. Em cada paciente, de forma individual, realiza-se o chamado diagnóstico diferencial, que consiste em descartar outras doenças que possam criar confusão. Para isso, realizam-se várias análises e testes individuais, de acordo com o quão claros e típicos são os sintomas.
O como refere-se à gravidade dos sintomas, avaliando-se muitos aspetos, tais como, a frequência dos sintomas, sua duração, sua intensidade, resposta aos tratamentos, repercussão na vida diária, perda de dias de escola ou de trabalho, evolução ao longo do tempo, etc.
O porquê refere-se à identificação dos causadores e dos desencadeantes dessa rinite15.
4. De onde vêm os alergénios?
Existem diversos tipos de alergénios identificados, dos quais estes seis grupos são os mais frequentes: o pólen das plantas; os ácaros no ambiente da nossa casa; o bolor nos espaços quentes e húmidos, tanto interiores como exteriores; a caspa animal contém alergénios também; e os medicamentos e alimentos16.
5. Quanto tempo dura um episódio alérgico?
Se for sensível a determinado pólen, a reação alérgica durará apenas o tempo de polinização da planta (ou plantas) envolvida. Repete-se todos os anos na mesma época. Se for sensível a alergénios não sazonais, geralmente nos interiores (pó, bolor, ácaros, pelo de animais, etc), os sintomas podem estar presentes todo o ano17.
6. Quais podem ser as consequências da rinite alérgica?
A rinite alérgica não é uma doença grave em si mesma, mas as suas consequências podem ser incapacitantes, no dia a dia É a causa da fadiga, dos transtornos do estado de ânimo, dos transtornos do sono, da diminuição do rendimento profissional ou académico17.
7. Como curar a minha alergia?
Se os conhecer, o primeiro passo é evitar o contacto com os alergénios a que é sensível4.
Recursos de informação