Sinusite e alergia: aprenda a distingui-las
Em muitas épocas do ano é muito comum que os sintomas destas duas patologias sejam confundidos, por isso preste atenção a estes conselhos.
Sabe realmente se está a sofrer de uma alergia típica da estação ou se na realidade está a lutar contra os sintomas de uma sinusite? Para saber diferenciá-las, deve prestar atenção a uma série de aspetos básicos que lhe apresentamos a seguir.
O que é a sinusite e quais são os seus sintomas?
A sinusite crónica é uma patologia que ocorre quando os seios paranasais (os espaços situados dentro do nariz e cabeça) se encontram inchados e inflamados durante pelo menos três meses e inclusive mais, apesar do tratamento.
Esta doença influencia o modo como o muco é normalmente drenado fazendo com que o nariz fique congestionado. Neste caso, podem ocorrer dificuldades em respirar pelo nariz além de ocorrer inchaço e sensibilidade na zona que rodeia os olhos.
Alguns dos principais sintomas da sinusite são:
- Inflamação nasal
- Secreção incolor e espessa do nariz
- Obstrução e/ou congestão nasal
- Dificuldade em respirar pelo nariz
- Dor, inflamação e sensibilidade à volta dos olhos, das bochechas, do nariz e da testa
- Redução do sentido do olfato e do gosto
Semelhanças e diferenças entre sinusite e alergia
As alergias têm como causa principal a excessiva reação do sistema imunitário perante uma ameaça mal identificada, como por exemplo o pólen. As células do organismo defendem-se libertando histamina, uma substância química que favorece a criação de uma “corrente alérgica” provocando sintomas tão conhecidos como espirros, tosse ou congestão nasal.
Por outro lado, a sinusite pode ter a sua origem em diversos fatores, entre os quais se podem incluir as constipações, alergias ou vírus, provocando a inflamação e irritação dos seios nasais. Se este tipo de sintomas não for tratado, a duração destes pode prolongar-se no tempo durante semanas ou até inclusive anos, requerendo desta forma um tratamento médico personalizado.
Sintomas que a alergia e a sinusite partilham:
- Tosse
- Congestão e/ou bloqueio nasal
- Corrimento nasal (fora do nariz ou dentro da garganta)
- Dor de cabeça ou “cefaleia sinusal”
O mais complicado desta situação é que as pessoas que sofrem de algum tipo de alergia são também as mais propensas a ter uma infeção dos seios nasais, sendo em muitos casos muito difícil emitir um diagnóstico correto. Não obstante, tanto a consistência como a cor da mucosidade do nariz pode ser um indicativo determinante já que os doentes com alergia apresentam uma mucosidade fina e clara ou de cor esbranquiçada. Por outro lado, as pessoas que sofrem de sinusite apresentam mucosidade espessa e incolor, acompanhada também de um odor forte.
Sintomas característicos da alergia:
- Olhos chorosos
- Comichão ocular
- Comichão na pele
- Sintomas característicos da sinusite
- Dor de dentes
- Dor entre os olhos
Tratamento e diagnóstico
Para aliviar e tratar adequadamente os sintomas tanto da alergia como da sinusite, a melhor opção é ir a um médico especialista que possa proporcionar um diagnóstico correto e adequado ao caso de cada doente . Além disso, para ajudar a aliviar os sintomas da sinusite é recomendável um bom descanso e repouso juntamente com uma boa hidratação do corpo.
PT-N-ZI-ALY-1900019