Saltar al contenido
Que têxteis da casa são menos recomendáveis para pessoas con alergia?

Que têxteis da casa são menos recomendáveis para pessoas con alergia?

Decorar uma casa pode ser uma ótima experiência. Nada como escolher cores, móveis ou objetos de decoração adequados à sua personalidade para criar um espaço único. Mas esse processo pode complicar-se no caso de ser uma pessoa com alergia, principalmente no momento de escolher os têxteis que farão parte da sua casa.

Porque é importante vigiar os têxteis da sua casa se for uma pessoa com alergia?

Certamente que nunca pensou na quantidade de têxteis que uma casa tem. Cortinados, tapetes, almofadas, lençóis, cobertores, edredões, colchas, capas de colchão e fronhas, toalhas de mesa e guardanapos, toalhões… Bom, todos eles podem ser um foco de alergénios.

Os alergénios mais comuns que podemos encontrar nestes objetos são os ácaros do pó. São pequenos aracnídeos que se acumulam nas fibras dos têxteis. Nas pessoas com alergias podem causar espirros, urticária, comichão ou problemas respiratórios.

Se na nossa casa tivermos muitos têxteis, um ambiente húmido e uma temperatura quente e constante, teremos o ambiente ideal para a propagação de ácaros.

Além disso, nos têxteis também se pode acumular o pólen da rua, seja porque acede através das nossas janelas ou porque o trazemos nas nossas roupas quando regressamos do exterior.

Que têxteis é recomendável evitar na sua casa?

Os têxteis onde os alergénios se acumulam mais são os de origem natural, com fibras emaranhadas e um grande peso, como por exemplo:

  • A lã
  • O linho grosso
  • As penas ou penugens
  • As peles naturais ou sintéticas
  • O veludo

Até agora, falámos dos têxteis como um local onde os alergénios se podem acumular, mas também existe a possibilidade de ser alérgico aos componentes químicos dos corantes usados ​​nesses tecidos, o que pode desencadear o aparecimento de vermelhidão, eczema e comichão. Nesse caso, deverá evitar exatamente os materiais sintéticos com grande presença de corantes.

Recomendações a ter em conta

Embora existam alguns materiais mais recomendados do que outros para a decoração da nossa casa, em caso de alergias, o melhor é evitar sempre possíveis fontes de alergénios e manter boas condições que impeçam a sua acumulação:

  • Evite o excesso de têxteis: Use apenas os têxteis necessários, evitando elementos supérfluos que servem apenas de decoração. Por exemplo, pode substituir os cortinados por estores ou painéis japoneses ou evitar alcatifas apostando em pavimentos de madeira ou estrados.
  • Escolha materiais transpiráveis: Se precisar de recorrer a algum têxtil (por exemplo, no caso da roupa da cama), escolha materiais transpiráveis e com superfícies lisas, sem poros onde os ácaros se possam acumular.
  • Utilize capas de materiais hipoalergénicos: Cobrir os colchões e as almofadas com capas anti-ácaros pode ajudar-nos a prevenir uma reação alérgica.
  • Mantenha um elevado grau de limpeza e higiene: Além de escolher bem os materiais, é necessária uma boa manutenção e higiene diária. Use têxteis que sejam fáceis de lavar, mantenha uma limpeza frequente e ventile regularmente as diferentes divisões. Também é recomendado o uso de aspiradores com filtros ou sistemas de lavagem com água a vapor.
  • Avalie o uso de acaricidas: Os ácaros podem ser mortos utilizando substâncias químicas em forma de pó, espuma ou aerossol, que são aplicadas nos diferentes materiais têxteis. Após a sua utilização, é necessário aspirar cuidadosamente os locais onde foi feita a aplicação para eliminar os ácaros mortos e as suas partículas. A eficácia dos acaricidas é variável, portanto, são recomendados apenas em algumas situações particulares e sob a orientação de um alergologista.

Se tiver alergia, recomenda-se ter em consideração todas estas medidas no seu conjunto, e não de forma individual, no momento de decorar a sua casa. Dessa forma, conseguirá um espaço mais seguro, onde poderá relaxar e divertir-se com os seus, sem preocupações.

PT-P-ZI-ALY-2000041
Que têxteis da casa são menos recomendáveis para pessoas con alergia