Saltar al contenido

Que papel tem a higiene pessoal na alergia?

Existe uma teoria latente segundo a qual o excesso de higiene aumenta o número de crianças alérgicas. O motivo deve-se – segundo peritos reunidos num dos congressos da SEICAP, a que a criação de ambientes demasiado higiénicos prejudica o correto desenvolvimento do sistema imunológico.

O que esta teoria tem de verdadeiro? É verdade que o aumento das alergias está relacionado com uma “higiene excessiva”? De certo modo, sim, ainda que isso não queira dizer que esse seja o único motivo para a contínua proliferação das alergias. Não se esqueça que a genética, a alimentação, o estilo de vida e a poluição atual, são outros fatores de grande importância.

Não obstante, baseando-nos na teoria da higiene, na UCB referimos alguns conselhos que lhe poderão ser úteis. Tome nota!

Não fique obcecado com a limpeza

É normal que os pais queiram um ambiente o mais limpo e recolhido possível, especialmente quando se trata de pais de primeira viagem. Ainda assim, o melhor é não ficar obcecado com o tema.

A excessiva limpeza e, por conseguinte, a baixa exposição a vírus e bactérias costuma originar problemas de imunidade. Além disso, não se esqueça que os bebés têm a pele muito sensível, e o uso excessivo de produtos antibacterianos não é necessariamente o mais correto.

Tomar banho antes de ir dormir

No entanto, o não ficar obcecado com a higiene não significa que nos devemos esquecer dela.

Para tomar banho, recomendamos que o faça antes de se deitar. Ao não sair depois, irá dormir com a segurança de ter eliminado qualquer partícula de pólen. O mesmo acontece com o cabelo. Dessa forma, a sua almofada e os seus lençóis estarão a salvo.

Proteção ocular

Também é importante prestar especial atenção aos olhos, para evitar uma possível conjuntivite alérgica, especialmente as pessoas que utilizam lentes. Isto não quer dizer que devam deixar de as utilizar, apenas que devem ter especial cuidado no momento de as colocar e tirar.

Ventilação sim, mas a necessária

No que diz respeito à ventilação da casa, recomenda-se não ventilar mais de dez minutos e nunca fazê-lo na primeira hora do dia, já que é quando há mais concentração de pólen. É melhor a partir do meio-dia e o resto do dia manter as janelas fechadas.

Tal como pode verificar, a higiene parece estar muito relacionada com a proliferação das alergias. Tentar levar a cabo uma higiene correta sem cair no excesso, é fundamental.

 

PT-N-ZI-ALY-1900008