Saltar al contenido
Pontos chave para a alergia não afetar no trabalho

Pontos chave para a alergia não afetar no trabalho

Espirra muito no seu local de trabalho? Sente-se cansado ou com mal-estar durante as suas horas laborais? Talvez esteja a sofrer de algum tipo de alergia laboral que, se não for parada a tempo, poderá provocar algum tipo de baixa médica que a longo prazo poderá significar um impedimento entre trabalhador e empresa.

Por este motivo, localizar as causas e procurar soluções é fundamental. Tome nota!

Causas da alergia no trabalho e soluções

Antes de pensar em soluções, é importante conhecer as causas. Entre as causas mais comuns encontram-se as seguintes:

  • Falta de ventilação. Se geralmente o seu local de trabalho não é muito ventilado, tente pelo menos que o seu posto se mantenha o mais arejado possível. Isso evita os momentos do dia em que a presença de pólen é mais elevada.
  • Fungos e bolor. Isto é provocado em certa medida pela falta de ventilação, estando especialmente presentes em ambientes quentes e húmidos. Pode experimentar utilizar um desumidificador ou falar com algum superior para tentar que seja realizada uma limpeza mais profunda das zonas afetadas.
  • Pó. Está a ser realizada uma adequada limpeza no seu local de trabalho? Um plano contínuo de limpeza e manutenção que elimine a possível presença de ácaros é fundamental. Se não for assim, pode tentar manter você mesmo a sua zona limpa. Para isso deverá utilizar uma máscara durante a limpeza.
  • Químicos e fragrâncias. Existem muitos produtos que são utilizados no mundo laboral que contêm substâncias químicas causadoras de muitas alergias. Localizá-las e tentar evitar o contacto com elas é fundamental. Se o mal-estar persistir, outra das opções é consultar o seu médico sobre possíveis soluções que melhorem o seu dia-a-dia no trabalho.

 

PT-P-ZI-ALY-1900016