O que é uma urticária e porque aparece?
Uma urticária é uma patologia muito comum e é provável que possamos sofrer dela nalgum momento da nossa vida. Trata-se de um processo de inflamação da pele caracterizado pelo aparecimento de inchaços ou vermelhidão que podem surgir de forma repentina ou esporádica.
Entre os seus sintomas destacam-se as sensações de comichão, ardor e queimadura na pele. Uma das suas características mais reconhecíveis é que podem aparecer e desaparecer em menos de 24 horas. Contudo, isso não quer dizer que não possam voltar a aparecer novamente sobre a epiderme.
Tipos de urticárias
Existem dois tipos gerais de urticária: aguda e crónica. Se a inflamação durar menos de 6 semanas sobre a nossa pele e se conseguir detetar com facilidade a sua causa, então trata-se de uma urticária aguda.
Em contrapartida, uma urticária crónica caracteriza-se pela dificuldade em diagnosticar a causa, além de ter uma duração muito mais prolongada sobre a nossa pele. O mais habitual é que ocorra devido a uma causa externa não identificada. Esta doença crónica pode durar entre um a cinco anos, ainda que em certas ocasiões possa prolongar-se durante décadas.
Causas das urticárias
Esta patologia, que pode ocorrer tanto em crianças como em adultos, tem início através da libertação de produtos químicos que dão lugar a uma significativa reação contra determinadas substâncias ou acontecimentos que podem afetar o nosso organismo. O mais frequente é que estas irritações tenham uma origem alérgica, ainda que não seja a única causa. A seguir apresentamos as mais comuns:
- Alergias: podem aparecer em forma de surtos ao ingerir alguns alimentos ou medicamentos como antibióticos ou anti-inflamatórios, sobretudo se formos alérgicos a algum deles.
- Aumento da temperatura corporal: o exercício físico, a ingestão de alimentos picantes ou tomar banho de água quente pode favorecer o aparecimento deste tipo de reações.
- Por contacto: outra das causas mais comuns do aparecimento de urticárias encontra-se no contacto com substâncias propensas a produzir essas reações na pele.
- Exposição ao sol: a exposição aos raios UV pode causar inflamações nas peles mais sensíveis.
- Mudanças bruscas de temperatura: ao contrário do caso anterior, a exposição a temperaturas excessivamente baixas também favorece o aparecimento deste tipo de reações na nossa epiderme.
- Água: em certas ocasiões, o contacto com a água também pode ser uma causa de urticária, sobretudo se se encontrar a baixas temperaturas.
- Stress: quando estamos nervosos ou passamos por longos períodos de ansiedade ou stress, somos mais propensos a sofrer este tipo de reações.
- Infeções: existem diversas urticárias produzidas pelo contágio de vírus ou bactérias.
- Fricção: podem surgir lesões epidérmicas como consequência de um contacto continuado com um objeto.
- Pressão: se pressionarmos durante muito tempo uma zona específica do nosso corpo poderemos sofrer este tipo de reação.
Como podemos tratar uma urticária?
Se formos capazes de detetar a causa que provocou a urticária, a primeira coisa que devemos fazer é evitar o agente que nos provocou a lesão. Além disso, é recomendável evitar uma série de fatores agravantes como o álcool, stress, exercício, calor, ou alimentos picantes, a fim de evitar que a inflamação piore.
Como já referimos, os inchaços ou vermelhidão podem aparecer em qualquer zona do nosso corpo, em função do tipo de urticária que for. Apesar de poder desaparecer de forma espontânea, nos casos mais graves é frequente a toma de medicamentos para curar a urticária. Contudo, ante qualquer mínimo sintoma, devemos ir ao médico ou dermatologista para que este realize um diagnóstico adequado, propondo-nos, assim, o melhor tratament.
PT-P-ZI-ALY-1900004