Saltar al contenido

Manual da alergia

O que é a alergia?

A alergia é uma reação de defesa do organismo contra substâncias externas que penetram no corpo. O sistema -imunitário do corpo reconhece essas substâncias como estranhas e tenta neutralizá-las.

O sistema -imunitário é um conjunto de órgãos, tecidos e células especializadas, que se encontram ao longo do nosso corpo e que têm por missão defender-nos face a diversas agressões, como vírus ou bactérias, entre outras.

O sistema imunitário é essencial para a nossa sobrevivência, mas não é infalível. Assim, às vezes, identifica como nocivas algumas substâncias que na realidade não envolvem nenhuma ameaça para a nossa saúde, como por exemplo os pólenes de algumas plantas.

Nascemos ou tornamo-nos alérgicos?

Na realidade, não se nasce alérgico, tem-se uma predisposição genética e, dependendo dos fatores ambientais, a pessoa torna-se alérgica a determinadas substâncias com capacidade de produzir uma resposta imunológica de hipersensibilidade e, posteriormente, de alergia.

O que é um alergénio?

Chamam-se alergénios às substâncias estranhas ao corpo humano, capazes de provocar respostas alérgicas.

O que fazem os alergénios?

Pode- ser-se alérgico a quase tudo o que se possa imaginar. Em qualquer caso, a forma como a alergia se desenrola é comum a qualquer alergénio.

Quando entramos em contacto com estas substâncias (alergénios), são produzidos anticorpos contra estes alergénios. Estes anticorpos unem-se à superfície de algumas células – chamadas mastócitos, que se encontram na pele e nas mucosas e a outras chamadas basófilos, que circulam pelo sangue. Quando volta a existir contacto posterior com o alergénio, os anticorpos que ficaram unidos a estas células fazem com que estas libertem uma série de substâncias químicas provocando os sintomas da alergia.

Quais são os alergénios mais comuns?

  • Caspa e proteínas de animais.
  • Pó.
  • Medicamentos (-antibióticos ou medicamentos que são aplicados sobre a pele)
  • Alimentos (ovo, lácteos, frutos secos, peixes, mariscos e legumes)
  • Pólen.
  • Ácaros
  • Picadelas de insetos.
  • Látex.

Quais são os sintomas da alergia?

Os sintomas da alergia são muito variados e dependem da parte do corpo onde os componentes químicos mencionados – são libertados.