Skip to content
angiodema

Já ouviu falar do angioedema?

As reações alérgicas costumam ter geralmente um caráter respiratório ou nervoso. Mas se tivermos em conta que a pele é o maior órgão do corpo, não é de admirar que as reações cutâneas sejam extremamente comuns. Além da dermatite atópica, devemos falar do angioedema, uma reação que muitas vezes vem acompanhada de urticária. O angioedema, também conhecido como edema de Quincke, provoca um grande inchaço na zona da cara e, embora seja muito chamativo, não é grave na maioria dos casos.

Quer saber porque ocorre esta reação cutânea? Não perca nenhum detalhe.

O que é um angioedema?

O angioedema é principalmente uma irritação que causa inflamação da pele e em certas ocasiões pode ser acompanhada de urticária. Este inchaço ocorre nas camadas mais profundas da pele, derme profunda e tecidos subcutâneos, sobretudo à volta dos olhos e lábios. Geralmente, trata-se de uma reação alérgica leve que desaparece num dia e não deixa marcas nem sinais na pele.

Em casos menos comuns, falaríamos do angioedema crónico, onde os sintomas reaparecem após algumas semanas ou meses, quando a pessoa entra em contacto com o alergénio de forma involuntária. Na maioria dos casos não é possível estabelecer qual é a causa, pelo que se denomina angioedema idiopático.

 

Quais são os principais sintomas do angioedema?

O angioedema pode aparecer em poucos minutos ou várias horas após o contacto com o agente causador e os sintomas mais comuns são os seguintes:

  • Inchaço em áreas muito específicas: à volta dos olhos, língua, lábios, órgãos genitais ou garganta.
  • Sensação de dormência, comichão, dor ou calor nessas áreas.
  • Dor no abdómen quando a mucosa do trato gastrointestinal está inflamada.
  • Desconforto ao urinar (problemas na bexiga ou na uretra).

Em situações graves, o angioedema pode ser potencialmente fatal quando o inchaço da garganta ou da língua bloqueia as vias respiratórias, causando a asfixia.

 

Possíveis causas do angioedema

  • Consumo de certos alimentos. Em pessoas com grande sensibilidade, existem alguns alimentos como o marisco, peixe, frutos secos, soja, trigo, ovos ou leite que podem provocar esta reação.
  • Ingestão de fármacos. As reações a medicamentos causam geralmente angioedema e urticária. Os agentes responsáveis mais comuns são a penicilina, a aspirina, o ibuprofeno ou alguns medicamentos para a pressão arterial.
  • Alergénios no ar. O pólen e outros alergénios também são responsáveis ​​pelo desencadear do angioedema, que às vezes pode ser acompanhado de problemas nas vias respiratórias.
  • Fatores externos. Em certas ocasiões, a alta sensibilidade de algumas pessoas pode ser causada por fatores externos como a exposição ao sol, um banho quente ou quando há muita pressão na pele.
  • Tratamentos médicos ou perturbações Às vezes, a reação é uma resposta do sistema imunitário a transfusões sanguíneas ou a infeções provocadas por certas bactérias e vírus.

 

Tratamentos específicos

Dependendo da gravidade da reação e dos sintomas de cada pessoa, existem três tipos de tratamentos para travar o angioedema:

  1. Medicação habitual. O tratamento mais comum são os anti-histamínicos que reduzem a comichão, o inchaço e outros sintomas relacionados com a alergia.
  2. Medicamentos anti-inflamatórios. Nos casos mais graves do angioedema, os especialistas recomendam um fármaco corticosteroide oral para reduzir rapidamente o inchaço e a vermelhidão.
  3. Medicamentos para o sistema imunitário. Quando os anti-histamínicos e os corticosteroides não funcionam, geralmente opta-se por um medicamento que tenta acalmar o sistema imunitário hiperativo.

 

Conselhos para aliviar os sintomas do angioedema

Se alguma vez sofreu uma reação alérgica que desencadeou o angioedema, estes conselhos podem ajudar a aliviar os sintomas e evitar que o episódio se repita. Tome nota:

  • Use roupa larga e suave ao tato. Se tiver a pele sensível e propensão a sofrer reações cutâneas, evite a roupa apertada e áspera para evitar a irritação na pele.
  • Aplique um pano frio. Quando sofrer esta reação, cubra a zona com um pano frio, que ajudará a acalmar a pele e a reduzir um pouco o inchaço.
  • Tome um banho frio. Os duches com água fria (não gelada) são uma das melhores soluções para aliviar os sintomas de ardor, comichão, inchaço, etc. Algumas pessoas também incluem bicarbonato de sódio ou pó de aveia na água.
  • Evite a radiação solar. Se estiver ao ar livre, cubra o corpo ou procure espaços com sombra, pois o sol pode piorar os sintomas.
  • Preste atenção aos fatores desencadeadores! Se acha que algum alimento, medicamento ou animal causou a referida reação, evite-o até saber a origem do problema.

 
Sintomas e causas do angioedema
PT-P-ZI-ALY-2100021

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.