Saltar al contenido
descanso alergia

Melhore o seu descanso apesar da alergia

Segundo os especialistas, a primavera √© uma das √©pocas mais importantes para as pessoas com alergias. √Č nestes meses quando os casos disparam e as alergias t√™m um impacto direto nas pessoas com alergias. Al√©m dos sintomas, os efeitos da alergia tamb√©m se manifestam como falta de sono, mal-estar, dores musculares ou cansa√ßo geral. Efeitos que t√™m um impacto direto no descanso e uma influ√™ncia negativa para quem sofre com elas. Neste post analisamos e facultamos alguns conselhos b√°sicos para que as alergias n√£o estraguem o seu descanso. D√™ uma vista de olhos!

Calendário polínico

Como as diversas alergias afetam o descanso?

Embora cada tipo de alergia tenha sintomas específicos, o seu impacto no descanso e no sono noturno é semelhante, ou seja, a maioria das pessoas com alergias têm sérias dificuldades para dormir à noite e também descansar durante o dia como consequência destes fortes incómodos. A seguir, mostramos a relação entre as alergias mais comuns e o seu impacto no descanso:

  • Rinite al√©rgica. Se falamos de rinite al√©rgica, devemos mencionar os sintomas mais comuns, como: gotejamento nasal, espirros, comich√£o nasal ou ardor na zona do palato e garganta. Os sintomas geralmente aparecem √† primeira hora do dia e duram horas, mas √© sobretudo durante a noite quando eles mais se intensificam, tendo um impacto claro no descanso noturno.
  • Dermatite at√≥pica. Sobretudo, em zonas como as axilas, cotovelos, joelhos e at√© o rosto, os efeitos da dermatite manifestam-se como comich√£o, vermelhid√£o ou secura que causam um grande desconforto. Estes sintomas que aparecem na inf√Ęncia podem variar de intensidade ao longo do dia, mas √© importante mencionar que, embora n√£o tenham de ser mais fortes durante a noite, o desconforto cont√≠nuo e a visibilidade destes geram ansiedade que acaba por se refletir no descanso e tamb√©m na personalidade do paciente.
  • Urtic√°ria. Embora possa ser confundida com a dermatite at√≥pica, a urtic√°ria produz p√°pulas na pele, que formam placas avermelhadas acompanhadas de comich√£o e inclusive ard√™ncia. Tal como acontece com outros tipos de alergias, os sintomas intensificam-se √† noite, impedindo o descanso adequado.
  • Asma br√īnquica. Os epis√≥dios de asma surgem de forma repentina na forma de tosse, falta de ar ou dor no peito. Em casos graves, pode representar um risco significativo para a vida do paciente, por isso deve conhecer os sintomas em profundidade, al√©m de ter o tratamento adequado em todo o momento. Tal como acontece nos casos de rinite, estes ataques aparecem durante a noite com maior intensidade, afetando o ciclo de sono do paciente.

Conselhos para melhorar o seu descanso durante a noite apesar das alergias

Regra geral, as pessoas com alergias sofrem de problemas de sono devido aos pr√≥prios sintomas das alergias como: tosse, dificuldade em respirar, secre√ß√£o nasal e inclusive comich√£o ou irrita√ß√£o na pele. Estas rea√ß√Ķes cont√≠nuas, tamb√©m durante a noite, n√£o permitem desfrutar de um sono est√°vel ou cont√≠nuo, o que leva a uma fadiga significativa e cansa√ßo geral que √© transferido para o dia a dia e para as atividades di√°rias. Al√©m do cansa√ßo e da sonol√™ncia, a ins√≥nia tamb√©m gera ansiedade, depress√£o e inclusive falta de libido.

Por isso, dar atenção especial aos cuidados da casa é essencial para desfrutar de momentos efetivos de descanso. Embora o resto da casa também deva ter espaços livres de ácaros ou pólen, o quarto deve tornar-se um santuário de descanso, principalmente para as pessoas com alergias. Se este for o seu caso, estes conselhos podem ajudá-lo: Tome nota!

  • Evitar incluir m√≥veis, tapetes ou tape√ßarias que sejam desnecess√°rios e acumulem poeira ou sujidade no quarto.
  • Al√©m de evitar tecidos que podem atrair os √°caros, a acumula√ß√£o de roupa e sobretudo de roupas h√ļmidas, √© contraproducente para conter os sintomas de alergia no quarto.
  • Na cama, √© recomend√°vel usar um colch√£o anti√°caros, al√©m de uma almofada hipoalerg√©nica, evitando os enchimentos de l√£ ou penas.
  • Lave toda a roupa de cama, a cada 10 ou 15 dias, o ideal √© faz√™-lo a uma temperatura superior a 60¬ļ
  • Para propiciar o descanso, use uma ilumina√ß√£o t√©nue e cores de parede tranquilas que incentivem o descanso, e lembre-se, n√£o inclua humidificadores para o ambiente.
  • No caso de animais de companhia, deve-se mant√™-los sempre fora do quarto, evitando que tamb√©m subam para lugares como os sof√°s ou cadeiras.

Rituais de descanso

Além destes conselhos, realizar rituais de descanso antes de dormir também podem fazer a diferença.

  • N√£o consuma caf√© ou bebidas energ√©ticas horas antes de dormir.
  • Evite jantares pesados.
  • Os banhos relaxantes tamb√©m estimulam o descanso.
  • N√£o utilize aparelhos eletr√≥nicos, como telem√≥veis ou tablets antes de se deitar.

PT-N-ZI-ALY-2200014