Skip to content
dermatite perioral

A dermatite perioral e os anticoncetivos orais

Já alguma vez ouviu falar de dermatite perioral? Esta doença dermatológica afeta principalmente as mulheres e, como veremos ao longo deste post, uma das suas principais causas é o uso de contracetivos orais hormonais ou ACO. Se suspeita que pode sofrer desta doença, ou simplesmente quer conhecer os seus sintomas para a identificar, hoje dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre ela.

 

 O que é a dermatite perioral e como se manifesta?

A dermatite perioral, ou DPO, é um tipo de doença da pele facial crónica pápulo-pustulosa que ocorre sobretudo em mulheres, em especial entre os 20 e os 45 anos, aproximadamente. O seu aspeto estético é semelhante ao da rosácea e da acne, e manifesta-se normalmente na forma de pequenas protuberâncias de cor vermelha à volta da boca, nariz e parte inferior do rosto.

 

Sintomas característicos

Como já referimos, os sintomas característicos da dermatite perioral são lesões avermelhadas à volta dos lábios, sob a forma de pequenas borbulhas e pápulas, pústulas e vesículas, que por vezes também podem ter um tom amarelado. Embora apareçam mais frequentemente à volta da boca, podem estender-se até ao nariz e inclusive à parte inferior das pálpebras. Além disso, apresenta quase sempre um rebordo de pele sã e sem sintomas entre os lábios e a zona afetada.

Trata-se de uma doença crónica na maioria dos casos, pelo que há períodos de maior incidência e outros de menor presença. Apesar disso, não se trata de uma doença com causas significativas ou graves, pois não tem consequências que possam pôr em perigo a saúde do doente, ao contrário das alergias a alguns medicamentos; do mesmo modo, é pouco provável que deixe cicatrizes permanentes na pele. A nível psicológico, pode ter um impacto maior, sobretudo se o organismo mostrar resistência aos tratamentos efetuados, impedindo o desaparecimento das lesões.

 

Causas deste tipo de dermatite e a sua possível ligação com os anticoncetivos orais

Embora não se conheçam ao certo os motivos do seu aparecimento, tem sido associada a algumas causas externas:

  • Utilização de cremes tópicos, em especial os que contêm esteroides ou corticoides.
  • Alguns cosméticos.
  • Luz ultravioleta.
  • Proteção solar.
  • Calor ambiental.
  • A toma de anticoncetivos orais.

Neste último caso, em relação aos contracetivos orais, a causa do aparecimento da dermatite perioral deve-se às alterações hormonais que provocam no organismo. Estes podem desencadear uma reação inflamatória na pele, fazendo com que a pele à volta da boca fique avermelhada, descame e apresente pequenas pústulas.

 

Tratamento e considerações especiais em utilizadoras de anticoncetivos orais

Quando surgem os sintomas dos já descritos ou qualquer condição anormal da pele, a primeira coisa a fazer é consultar um especialista o mais rapidamente possível. Este determinará se o fator desencadeador é a toma de contracetivos orais hormonais ou qualquer outra variável, e tomará as medidas adequadas para aliviar os seus efeitos.

Estas medidas podem passar pela utilização de certos cremes e loções anti-inflamatórias, certos medicamentos ou inclusive a supressão total do contracetivo e pela toma de alguns medicamentos contra a acne ou antibióticos nos casos mais complicados. Assim, lembre-se sempre de consultar o médico de família ou um dermatologista.

 

Medidas preventivas e cuidados extra para uma pele saudável

Para evitar o aparecimento da dermatite perioral, podem ser tomadas algumas medidas preventivas. Por exemplo, optar por cremes hidratantes que não sejam especialmente oleosos, pois isso pode aumentar a probabilidade de aparecimento desta patologia.

Se tem predisposição para sofrer deste tipo de dermatite, é também aconselhável não se expor demasiado ao sol, especialmente nos dias mais quentes, assim como a ventos fortes. Da mesma forma, as pastas dentífricas com flúor favorecem a presença da doença à volta dos lábios, pelo que evitar a sua utilização reduz as probabilidades do seu aparecimento.

Por último, não se deve esquecer que o uso de alguns cosméticos, como as bases de maquilhagem, podem provocar dermatite perioral, devido a, por um lado, alguns tenderem a obstruir os poros da pele e, por outro, a alguns dos seus componentes.

 

PT-P-ZI-ALY-2300014

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto Informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu medico ou farmacêutico.