Conselhos para comer fora de casa se tiver alergia ou intolerância
Ir comer a um restaurante pode parecer um plano de lazer perfeito, mas para as pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares, pode converter-se num pesadelo. Felizmente, hoje em dia os restaurantes estão a adaptar-se cada vez mais a elas e são mais flexíveis, adaptando os seus pratos. No entanto, embora a consciencialização sobre o assunto no mundo da hotelaria esteja a aumentar, isso não acontece em todos os casos, por isso é importante conhecer todos os riscos possíveis quando comemos num local novo. Embora os restaurantes sejam cada vez mais cuidadosos com os alergénios, não devemos confiar porque, excetuando o caso de o estabelecimento ter um controlo específico para evitar a contaminação, nunca podemos ter certeza de que consegue evitá-la completamente.
Cabe lembrar que os regulamentos europeus obrigam os restaurantes a especificar no menu os 14 principais componentes alimentares que podem causar alergias. A informação pode ser facultada oralmente ou por escrito, mas se for dada oralmente, o restaurante deve mostrar algum sinal que deixe claro que a informação sobre alergénios está disponível mediante solicitação do cliente. Também devem ter um sistema através do qual possam confirmar que a informação fornecida está correta e exata (mostrando a embalagem dos ingredientes, por exemplo).
Evite os riscos ao escolher o restaurante
Se quisermos comer um hambúrguer de carne, é preferível evitar ir a uma marisqueira se formos alérgicos ao marisco. Da mesma forma, se for alérgico a frutos secos, é preferível evitar os quiosques ou lojas que os vendam a granel. Em suma, não se devem correr riscos.
Estes riscos de contaminação crescem exponencialmente no caso dos buffets: a comida pode não estar rotulada, os alimentos colocados próximos de outros podem ser facilmente contaminados e as colheres e pinças são partilhadas, pelo que os alergénios podem misturar-se acidentalmente com facilidade.
Outro risco que podemos evitar é o de modificar pratos com alergénios. Muitos restaurantes oferecem os seus menus habituais, mas adaptados a pessoas alérgicas e intolerantes. Devemos ter em mente que, quantas mais modificações forem feitas, mais possibilidades de erros existem. Escolher um prato mais simples que não exija adaptações será sempre a opção mais segura.
Deve-se observar que as cadeias de restauração costumam ser a opção mais segura para pessoas com alergias devido aos seus regulamentos rígidos a esse respeito: geralmente adotam medidas específicas ao lidar com clientes com alergias e os seus empregados têm estipulados processos de manipulação de alimentos, para que não haja espaço para improvisação ou experimentação e a margem de erro na possível cadeia de contaminação seja reduzida.
Informe os empregados e evite certas refeições
As pessoas responsáveis por preparar a sua comida devem estar sempre informadas sobre as suas alergias assim que entrar no restaurante. Mesmo que o prato que tiver pedido não contenha alergénios que possam afetá-lo, a cozinha e os empregados devem sabê-lo para poderem fazer tudo o que for necessário para minimizar o risco de contaminação.
Certas refeições apresentam, pela sua natureza, muito mais riscos de contaminação: normalmente, um restaurante possui um pequeno número de fritadeiras; portanto, é muito provável que diversos alimentos sejam fritos no mesmo óleo. Deve sempre verificar com o empregado antes, para garantir que outro prato não tenha sido frito com o mesmo óleo, mas o mais eficaz será sempre evitar o risco e optar por outra refeição. Os grelhados e churrascos apresentam o mesmo problema, pois peixes e mariscos podem ter sido assados juntos na mesma grelha. Mais uma vez, pergunte para evitar riscos e, se não tiver a certeza, escolha outro prato.
Evite as horas de ponta
Quanto mais cheio estiver o restaurante, maiores são as possibilidades dos empregados cometerem um erro. Isso faz com que o risco aumente para as pessoas com alergias alimentares. Ir a uma hora com menos pessoas permitirá poder falar calmamente sobre as suas necessidades alimentares com o pessoal do restaurante, o que significa que o risco de cometer um erro é menor.
PT-P-ZI-ALY-2000010