Skip to content
alergias cães e gatos

Cães e gatos: quais são as raças que provocam menos alergias?

Sabemos que algumas pessoas têm alergia a animais de companhia – principalmente ao cão ou ao gato, porque são os animais mais comuns – e geram sintomas como espirros constantes, tosse seca ou comichão no nariz, olhos e pele, sempre que entram em contacto direto com eles ou com os seus objetos.

Os alergénios dos animais encontram-se nas secreções das suas glândulas sebáceas e salivares. Isto é, contrariamente ao que se pensa, o pelo não é o principal causador desta alergia, senão as suas partículas de caspa, que contêm os alergénios formados nestas secreções. Nos animais, tal como nas pessoas, a pele é renovada, desprendendo-se progressivamente em forma de escamas microscópicas, capazes de flutuar no ar por longos períodos de tempo e, quando inaladas, causar sintomas alérgicos no nariz, olhos e vias respiratórias. Por esse motivo, os doentes com alergia aos animais notam os sintomas assim que entram nos locais onde eles existem, mesmo que não estejam presentes.

Assim, é verdade que o pelo não é o causador direto da alergia aos animais, mas no caso de escolher a raça que mais favoreça numa casa com alergia, este desempenha um papel fundamental, pois é um meio de transporte`da caspa do animal, portador das secreções alérgicas. Assim, quanto menos pelo o animal de companhia tiver, menores serão as possibilidades de reação alérgica a ele. São conhecidas como as raças ‘hipoalergénicas’ que, apesar de perderem muito menos pelo do que as outras, nunca são 100% hipoalergénicas na realidade. No entanto, existem raças de cães que, devido às suas características, têm menor probabilidade de provocar reações, como é o caso do caniche, maltês, yorkshire ou o cão de água. Em geral, são cães que produzem menos caspa ou perdem menos pelo e são de tamanho pequeno ou médio.

De qualquer forma, é importante começar por consultar o alergologista sobre a conveniência ou não de ter um gato ou cão em casa como animal de companhia, além de escolher as raças que provoquem menos alergia. Fazemos um resumo delas para que não renuncie à companhia de um animal de companhia em sua casa.

Raças de cães que provocam menos alergias

  • Maltês: é uma das raças que provoca menos alergias, tal como os seus parceiros de raça, o frisé e o bolonhês. A principal razão é o seu tipo de pelo: é muito fino e praticamente não cai.
  • O cão de água português tem uma espessa camada de pelo, que praticamente não cai.
  • Terrier americano: é um dos mais recomendados, porque não produz caspa e não tem pelo, tem a pele diretamente exposta.
  • Yorkshire terrier: é outro dos favoritos, porque não perde pelo e o seu pele PH é o mesmo que o dos humanos.
  • Cães de água: o seu pelo, semelhante à lã, é encaracolado e compacto e não se desprende da sua pele.
  • Shih Tzu: de origem chinesa, não perdem pelo e são adequados tanto para pessoas com alergia como para asmáticos.

Raças de gatos que não causam alergia

Como no caso dos cães, muitos gatos que não causam alergia têm o pelo curto ou não têm pelo; Ou quando têm muito pelo, possuem uma quantidade menor da enzima na saliva que geralmente causa crises alérgicas em humanos: a proteína Fel D1.

  • Siberiano: a raça mais adequada para quem sofre de alergias. Apesar da sua juba exuberante, possui uma menor concentração da proteína Fel D1 na sua saliva, a substância responsável por 80% das alergias aos gatos.
  • Balinês: novamente, a concentração da proteína Fel D1 desta raça de gato também é menor, portanto, há um risco menor de sofrer de alergia.
  • Bengali: o seu pelo é suave, malhado e curto, o que significa que não precisa de se limpar tanto quanto um gato convencional de pelo comprido, razão pela qual dificilmente dispersa a substância alergénica pela sua escassa pelagem.
  • Russian blue: é outra das raças de gatos que podem provocar menos alergia, novamente devido a uma menor concentração da proteína responsável pela alergia.
  • Sphynx e Devon Rex: Ambas as raças são caracterizadas pela ausência praticamente de pelo. Isso faz com que o contacto da saliva com os seres humanos se minimize, pois é impregnada apenas na pele.

 

PT-P-ZI-ALY-2000009

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.