Skip to content
alergia verduras

As hortaliças e verduras que mais alergias causam

Dentro das alergias alimentares, existem muitos verduras e hortaliças que as podem desencadear. Os seus sintomas e causas variam de pessoa para pessoa, e podem mesmo mudar ao longo do tempo. Neste artigo, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a alergia aos vegetais, continue a ler!

Como se manifesta a alergia às verduras e hortaliças?

É uma das alergias e problemas de saúde mais comuns nos países industrializados, especialmente nas cidades e zonas urbanas. De facto, representa 37% do total de alergias alimentares em pessoas com mais de cinco anos de idade, resultando em 50% dos casos de anafilaxias. Os sintomas causados por estas alergias variam de acordo com a gravidade da reação sofrida por cada pessoa, que em certas ocasiões pode mudar ao longo do tempo.

Uma das alergias mais comuns é a conhecida Síndrome de Alergia Oral (SAO). Caracteriza-se por comichão na cavidade oral, assim como no ouvido e faringe. Pode ser acompanhada de angioedema oral, que provoca inchaço e vermelhidão na zona dos lábios, boca e língua. Também são possíveis surtos de dermatite por contacto, especialmente no caso de alergias a vegetais como a curgete. Nos casos mais graves, pode mesmo desencadear episódios de anafilaxia, colocando a saúde da pessoa em perigo.

Que verduras e hortaliças podem causar alergias?

As alergias às verduras e hortaliças são causadas pela presença de determinadas proteínas:

  • Proteínas do Grupo 10: estas são geradas nas plantas como resposta ao stress. A sensibilização a elas costuma ocorrer por via respiratória, por exemplo, através do pólen. Isto faz com que posteriormente se manifeste uma alergia oral ante a ingestão de certos vegetais, como a soja, a salsa e o aipo.
  • As quitinases: neste caso, a alergia a estas proteínas está diretamente relacionada com a alergia ao látex. Um dos frutos mais associados a esta alergia é o abacate.
  • As proteínas de transferência de lípidos ou PTL: estamos ante proteínas de defesa muito presentes tanto nas frutas como nas verduras. No caso das hortaliças, podemos encontrá-las nos brócolos, couve, alface, tomate, repolho ou couve-flor, entre outros.
  • As taumatinas: são outras proteínas de defesa vegetal, como, por exemplo, o pimento, a couve ou a alface.

Além disso, existe uma relação entre todas elas e as alergias relacionadas com os pólenes, denominada reatividade cruzada, uma vez que estas proteínas estão presentes nas verduras de tipos muito diferentes. Algumas das associações que existem entre as alergias aos pólenes e a certas hortaliças são:

  • Plátano de sombra: relação com a alergia ao aipo, milho, grão-de-bico ou à alface.
  • Artemísia: associada a alergias às rosáceas.
  • Gramíneas: ligadas à alergia ao tomate ou ao amendoim

As verduras e hortaliças mais alérgicas

No entanto, algumas das verduras e hortaliças que causam mais reações alérgicas são:

  • A alface.
  • A cenoura.
  • A couve.
  • O aipo.
  • O tomate.
  • A beringela.
  • O pimento.

É fundamental ter em conta que, devido à elevada proporção das proteínas que provocam estas alergias entre os pólenes e as verduras e entre estes mesmos, é muito raro que uma pessoa tenha apenas uma intolerância deste tipo. Isto é, se a pessoa tiver alergia a alguma verdura, normalmente será a mais do que uma.

Como posso saber se tenho alergia a algum alimento?

Se suspeitar que tem uma reação alérgica a algum alimento, deve evitar ingerir o alimento que está a causar o seu desconforto e dirigir-se a um especialista nesta patologia para que sejam realizados os exames pertinentes em busca de um diagnóstico claro.

O diagnóstico da “síndrome de PTL”

Uma vez consultado um alergologista, este investigará minuciosamente o historial clínico do doente e realizará exames complementares em função do tipo de suspeita de alergia que a pessoa afetada possa ter. Podem ser testes cutâneos ou testes de tolerância oral, por exemplo. Da mesma forma, podem ser efetuados outros diagnósticos a pólenes comuns na zona geográfica, pois, como já foi referido, existe uma relação entre alergias a pólenes e a verduras.

 

PT-N-ZI-ALY-2300008