Alimentos que nos ajudam a combater a alergia primaveril
A primavera traz-nos dias mais longos, uma temperatura mais agradável e árvores cheias de flores, mas também é a época do ano em que as temidas alergias ao pólen se espalham. É então quando chegam os espirros, a comichão na pele, o corrimento nasal ou os olhos chorosos.
Para aliviar estes sintomas, o mais comum é o uso de medicamentos, como anti-histamínicos ou descongestionantes. Mas, sabia que existem alimentos que ajudam a reduzir os efeitos da alergia primaveril? Uma dieta saudável tem um papel fundamental na prevenção ou mitigação destes efeitos.
Os grandes aliados no combate à alergia primaveril são os alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a diminuir a rinite alérgica e a irritação do trato respiratório. Assim como aqueles que contêm vitamina C, ácido fólico ou ómega-3, substâncias que ajudam a reforçar o sistema imunitário.
A seguir, informamos sobre quais os alimentos ricos nestes elementos e que, portanto, podem ajudar a aliviar as reações alérgicas:
A maçã
Esta fruta tem entre os seus componentes um elevado conteúdo em quercetina. Esta é uma substância antioxidante e anti-inflamatória, frequentemente usada como suplemento dietético, que ajuda a fortalecer o sistema imunitário e reduz os sintomas das reações alérgicas.
Além disso, as maçãs também têm uma elevada percentagem de vitamina C.
O chá verde
Este chá contém galato de epigalocatequina, que é capaz de bloquear os recetores nas reações alérgicas. Além disso, possui muitos antioxidantes, que minimizam a produção de histamina e fornecem propriedades anti-inflamatórias.
A curcuma
Esta especiaria possui curcumina, um antioxidante com ação anti-inflamatória que previne o envelhecimento celular e ajuda a minimizar o inchaço e a irritação causados pela alergia. Além disso, possui um grande número de vitaminas, como a E, B e a já mencionada vitamina C.
O gengibre
Historicamente, o gengibre tem sido utilizado de forma natural para tratar todos os tipos de problemas alérgicos. Isto porque contém compostos fitoquímicos antioxidantes e anti-inflamatórios.
A cebola
A cebola é uma ótima fonte natural de quercetina, com 15 mg por 100 g. Esta substância, como vimos quando falámos das maçãs, tem propriedades anti-inflamatórias, o que reduz os efeitos das reações alérgicas.
Também possui outros componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, portanto, pode-se dizer que a cebola atua como um anti-histamínico natural.
A linhaça
As sementes de linhaça são uma das maiores fontes vegetais de ácidos ómega-3, que fortalecem o sistema imunitário e são benéficos para reduzir os efeitos das alergias, especialmente aquelas que afetam a pele.
Além disso, contêm selénio, que também ajuda a fortalecer o sistema imunitário, aumentando a ação dos antioxidantes.
O alho
O alho é outro alimento recomendado para combater as alergias pois, de forma semelhante à maçã e cebola, possui muita quercetina.
Os peixes gordos
A maioria dos peixes gordos, como o salmão, o atum ou o carapau, possuem uma elevada quantidade de ácidos gordos ómega-3, como o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o docosahexaenoico (DHA).
As frutas cítricas
As frutas cítricas, como laranjas, toranjas, kiwis ou tangerinas, também possuem propriedades anti-inflamatórias e vitamina C, o que alivia as reações alérgicas.
PT-P-ZI-ALY-2000042