Skip to content
alergias outono

Porque as alergias aos ácaros proliferam no outono?

Estima-se que a alergia aos ácaros afete 90 milhões de pessoas na Europa, América do Norte e Japão. Na China, os números são ainda mais elevados, cerca de 100 milhões de pessoas sofrem com isso. Embora esta alergia seja muito comum e possa surgir ao longo de todo o ano, são as condições ambientais do outono que tornam a alergia ao pó mais intensa. Dizemos-lhe porque isso acontece e como pode minimizar os sintomas em casa e fora de casa.

Mas porque aparecem mais nesta época do ano?

No outono, a humidade aumenta de forma considerável e as temperaturas começam a descer. Geralmente em torno dos 21 graus e uma humidade à volta de 50-70%. Estas características favorecem a reprodução e proliferação dos ácaros, sobretudo nas zonas costeiras ou ilhas.

Humidade, a maior aliada dos ácaros

Com a chegada das chuvas, a descida das temperaturas e o mau tempo, a humidade aumenta substancialmente. A isto temos de juntar um maior isolamento das pessoas. É nesta época do ano e no inverno quando as pessoas passam mais tempo em casa e a ventilação das casas diminui. Tudo isso fomenta em grande medida o aumento de ácaros em casa.

A humidade característica do outono, em torno de 35-70%, cria um microclima no qual os ácaros “se sentem confortáveis” e podem reproduzir-se com mais facilidade. Estes aracnídeos, da família Pyroglyphidae, alimentam-se do pó e dos restos de pele humana que se desprende todos os dias e que se vai acumulando nos tecidos, móveis, etc. Portanto, além de realizar uma limpeza minuciosa, é fundamental cuidar da humidade do ambiente em casa (50%).

Sintomas da alergia ao pó

Geralmente, esta alergia é conhecida como alergia ao pó, mas não é totalmente verdade. Na verdade, são os ácaros do pó que causam esta reação. Ao alimentar-se, libertam partículas que causam os sintomas.

As reações mais comuns causadas pela alergia aos ácaros aparecem na primeira hora do dia. Sobretudo, ao levantar-se da cama, é quando surgem os espirros, o gotejamento ou a comichão. Estes sintomas normalmente desaparecem quando a pessoa sai de casa e aparecem à noite, quando se deita.

Geralmente, um terço dos doentes com rinite também pode sofrer episódios de asma que serão acompanhados de dor no peito, sibilâncias, tosse ou desconforto ao respirar quando praticam exercício.

Quais são os locais mais comuns onde se encontram os ácaros do pó?

Sabia que num metro quadrado é possível encontrar entre 1.000 e 10.000 indivíduos desta espécie? Embora não possam ser vistos a olho nu, os ácaros encontram-se em quase todas as divisões da casa, sobretudo nos quartos com maior acumulação de têxteis, como:

  1. Roupa de cama, cortinados, almofadas, peluches, etc.
  2. Móveis estofados
  3. Tapetes

Dicas para reduzir os sintomas das alergias de Outono

Para evitar os sintomas de alergia aos ácaros e travar os ataques de asma, o primeiro passo é reduzir a quantidade de pó em casa. Como? Realizar uma limpeza diária da casa e evitar os móveis ou os aparelhos que possam acumular pó. Mas existem mais gestos que podem ajudar. Tome nota!

  • Ventilar a casa diariamente para evitar a acumulação de pó (várias vezes ao dia).
  • Quanto maior quantidade de luz entrar em casa, menor será a humidade relativa.
  • É muito melhor aspirar a casa do que varrer.
  • É aconselhável verificar os filtros do aquecimento e do ar condicionado regularmente.
  • Trocar os lençóis pelo menos uma vez por semana e utilizar capas antiácaros ou roupa de cama sintética.
  • Reduzir a humidade relativa na casa para menos de 50%, sobretudo nos quartos e casas de banho.
  • Evitar a sobre-exposição em zonas com árvores de folha caduca ou plantas em que o período de polinização seja o outono.
  • É fundamental, se a pessoa tiver jardim, evitar a acumulação de folhas secas na relva ou nos espaços exteriores.
  • Outro aspeto a ter em conta são os animais de companhia. É aconselhável limpar as patas ao regressar a casa e evitar que os animais se deitem na cama ou no sofá, eles também são outro grande foco de transmissão (alergia ao animal de estimação)

Como se trata a alergia aos ácaros?

  • A medicação com anti-histamínicos é verdadeiramente eficaz em doentes com alergia ao pó.
  • O tratamento através de fármacos melhora consideravelmente graças à imunoterapia, que ajuda a tolerar o alergénio de forma progressiva.

 

PT-P-ZI-ALY-2100058

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.