Saltar al contenido
alergias e dor na mandíbula

As alergias podem causar dor na mandíbula?

Sofre de dor na mandíbula? Provavelmente pensará numa dor de dentes ou bruxismo como causas principais. Mas e se lhe disséssemos que as alergias também podem causar este tipo de desconforto? Para sermos ainda mais específicos, a rinite alérgica é geralmente a causa. Se quiser saber todos os detalhes, encontrará respostas às suas perguntas neste post. Continue a ler!

Alergias, seios nasais e dores na mandíbula: qual é a relação?

Os sintomas das alergias causam v√°rios desconfortos no corpo, desde tosse seca e espirros at√© gotejamento e muco nasal. Estes tipos de doen√ßas podem mesmo causar obstru√ß√Ķes das fossas nasais, provocando fortes dores na mand√≠bula que, neste caso, n√£o t√™m nada a ver com bruxismo. Para al√©m da press√£o nasal que as pessoas com rinite al√©rgica sofrem, quando os seios nasais ficam obstru√≠dos e inflamados, esse desconforto tamb√©m deriva para a parte inferior da mand√≠bula, inclusive para outras zonas do rosto e da cabe√ßa, provocando as habituais dores de cabe√ßa.

Além disso, devemos falar não só de obstrução da mucosidade, mas também de espirros ou tosse seca que provocam tensão muscular e um sobre-esforço quase contínuo da boca. Por exemplo, se, após uma noite de congestão, precisar de respirar de forma contínua pela boca, o desconforto aparecerá inevitavelmente na sua mandíbula pela manhã.

Mas que tipo de desconforto específico pode causar no rosto?

  • Dores fortes na mand√≠bula e dentes.
  • Zona das bochechas sens√≠vel.
  • Dores de cabe√ßa nas t√™mporas.

√Č importante mencionar que estas queixas costumam piorar √† noite ou quando se deita e sente-se melhor quando est√° sentado ou em p√©.

O que são os seios nasais e qual é a sua função?

Tamb√©m conhecidos como seios paranasais, s√£o cavidades cheias de ar nos ossos faciais e no cr√Ęnio, e que se unem atrav√©s do nariz. Esta abertura √© conhecida como o ostium.

Existem quatro tipos localizados em cada lado do rosto:

  1. Seios nasais frontais. São grandes e estão localizados na parte frontal do rosto (testa, sobrancelhas e órbita dos olhos). Tal como nos outros seios faciais, estes variam em tamanho e forma, dependendo da pessoa.
  2. Seios nasais etmoidais. Encontram-se entre os olhos e o nariz, e neste caso, s√£o muitos e muito pequenos.
  3. Seios nasais maxilares. Nesta ocasi√£o, falamos dos maiores dos quatro grupos. S√£o tr√™s espa√ßos em forma de pir√Ęmide mesmo no centro do rosto.
  4. Seios nasais esfenoidais. Encontram-se no osso esfenoide ‚Äď entre os olhos ‚Äď e atr√°s do nariz.

O objetivo destas cavidades é muito amplo. Alguns dos mais importantes são: reduzir o peso da cabeça, proteger o nariz das mudanças de temperatura, prevenir qualquer tipo de dano causado por um impacto, estão envolvidos no timbre da voz de cada pessoa, evitam que o nariz seque e retêm o pó ou os alergénios.

Cuide dos seus seios nasais para que isto n√£o ocorra

Para evitar ou reduzir este problema, os m√©dicos recomendam vivamente que n√£o nos esque√ßamos das cavidades nasais e que tamb√©m cuidemos delas, tal como fazemos com outras partes do nosso corpo e organismo. Naturalmente, o primeiro passo para manter a dor na mand√≠bula ou a dor de cabe√ßa √† dist√Ęncia √© prestar muita aten√ß√£o aos sintomas da alergia. Al√©m disso, descubra agora outros conselhos √ļteis para manter as suas fossas nasais saud√°veis, tome nota!

  • Os sprays nasais s√£o a ferramenta perfeita quando se nota uma secura excessiva no nariz. Tamb√©m pode utilizar solu√ß√Ķes salinas para o humedecer.
  • Fa√ßa uma dieta saud√°vel, beba muitos l√≠quidos durante o dia e pratique desporto de forma regular, o seu corpo e o sistema respirat√≥rio agradecem-lhe.
  • Lave as m√£os com frequ√™ncia. Embora possa parecer um detalhe menor, evitar√° que as doen√ßas sejam transmitidas mais facilmente, sobretudo no inverno ou primavera.
  • Alguns irritantes como a polui√ß√£o, o tabaco ou o cloro das piscinas afetam os seios nasais, inflamando-os. Por exemplo, no caso das piscinas, √© prefer√≠vel evit√°-las e banhar-se em √°guas naturais ou salgadas.
  • Evite na medida do poss√≠vel os antibi√≥ticos e os esteroides que afetam a microbiota.

A Síndrome da Alergia Oral: outra causa da dor na mandíbula

Este problema alérgico (SAO) que afeta principalmente a garganta e a boca, é causado pela ingestão de fruta, vegetais ou frutos secos. Os sintomas, principalmente formigueiro, comichão, inflamação ou vermelhidão na zona, acabam por afetar a mandíbula se ocorrerem de forma recorrente. A pressão e sobretudo a inflamação é transferida para esta zona da boca, causando um desconforto considerável tanto nos maxilares como no resto do rosto.

PT-N-ZI-ALY-2200045