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aliviar a alergia nervosa

Alergia nervosa: sintomas, diagnóstico e tratamento

A alergia nervosa, tamb√©m conhecida como dermatite nervosa, alergia por stress ou urtic√°ria nervosa, n√£o √© causada por um agente externo como √© o caso de outras alergias comuns, sen√£o que, neste caso, √© o stress, a tens√£o e o nervosismo que ativam esta resposta no sistema imunit√°rio. Dizemos-lhe tudo no nosso √ļltimo post!

O que é a alergia nervosa e porque ocorre?

A alergia nervosa é uma afeção dermatológica bastante comum em determinados momentos da nossa vida. Ao contrário de outras alergias, que são causadas por agentes externos, a alergia nervosa é uma resposta do nosso próprio organismo ante o stress ou a ansiedade em níveis elevados.

caracteristicas alergia nervosa
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Na verdade, tamb√©m √© conhecida como dermatite nervosa, uma vez que a forma como se exprime √© atrav√©s de uma esp√©cie de urtic√°ria ou erup√ß√£o cut√Ęnea semelhante √†s que ocorrem com outros tipos de alergias.

Causas mais habituais da alergia nervosa

O principal fator que causa este tipo de reação no nosso corpo é o stress e a ansiedade. Algumas pessoas experimentam este tipo de alergia nervosa quando são sujeitas a períodos de grande pressão que geram mais stress do que o habitual.

Isto porque alguns neurotransmissores cerebrais sofrem algum tipo de disfun√ß√£o que altera o seu correto desenvolvimento, provocando pequenas descargas de adrenalina que t√™m impacto na fisiologia do nosso corpo. A alergia nervosa √© uma das afe√ß√Ķes mais comuns quando isto acontece, e por isso tamb√©m pode ser referida como neurodermatite ou dermatite nervosa.

Por este motivo, embora existam f√°rmacos e tratamentos para combater a alergia nervosa, √© recomend√°vel trat√°-la, tamb√©m de um ponto de vista psicol√≥gico. Aprender a gerir as emo√ß√Ķes e as crises de ansiedade √© fundamental para evitar o aparecimento de erup√ß√Ķes cut√Ęneas ou eczemas durante estes per√≠odos.

Alguns dos fatores que mais stress emocional podem suscitar e, portanto, mais favorecem a alergia nervosa são períodos como a época de exames, a perda de um familiar, uma situação de stress no trabalho, problemas financeiros, etc.

Quais s√£o os sintomas da alergia nervosa?

A alergia nervosa pode manifestar-se de v√°rias maneiras dependendo de cada um, mas todas elas s√£o afe√ß√Ķes cut√Ęneas. Assim, alguns dos sintomas mais comuns s√£o os seguintes:

  • Ardor ou vermelhid√£o da pele, especialmente na forma de eczemas ou p√°pulas que apresentem um vermelho mais escuro.
  • Manchas de provocam comich√£o, semelhantes a uma picada de mosquito.
  • Comich√Ķes com aspeto mais rugoso e seco.
  • Bolhas nos casos mais extremos.

√Č comum sentir momentos de comich√£o ou incha√ßo mais intenso, principalmente √† noite. Al√©m disso, embora a dermatite nervosa possa provocar rea√ß√Ķes em todo o corpo, as zonas onde √© mais frequente ocorrer s√£o nas m√£os, cotovelos, pesco√ßo ou pernas e a parte atr√°s dos joelhos.

Quanto tempo duram os sintomas?

Uma vez mais, depende de cada indiv√≠duo. O mais comum √© que desapare√ßam ao fim de alguns dias ou quando terminar um per√≠odo de stress mais acentuado, embora existam pessoas que podem ficar semanas e at√© meses com rea√ß√Ķes dermatol√≥gicas.

No entanto, a alergia nervosa geralmente ocorre de forma relativamente habitual nas pessoas mais propensas a ela, em cujo caso o mais recomendável é consultar um especialista para identificar a causa e trabalhar diretamente nela.

Como aliviar a alergia nervosa?

O tratamento da alergia nervosa, como referimos, consiste em duas partes, uma para al√≠vio imediato e outra mais a longo prazo. Para acalmar a sensa√ß√£o de comich√£o, ardor e incha√ßo provocada pela rea√ß√£o cut√Ęnea, costuma-se administrar cremes com corticoides ou outros anti-histam√≠nicos previamente receitados pelo especialista para neutralizar os efeitos da alergia nervosa. Da mesma forma, √© importante manter a pele bem hidratada, especialmente se viver em zonas mais secas, onde ocorrem mudan√ßas de temperatura muito bruscas.

Mas, para al√©m do tratamento curativo, √© importante realizar tarefas de tratamento preventivo que nos ajudem a gerir as emo√ß√Ķes e, sobretudo, o stress. Neste sentido, a pr√°tica de ioga, medita√ß√£o ou outros tipos de atividades relaxantes podem ajudar.

Mudar os nossos hábitos diários também é importante: aumentar o nível de atividade física, melhorar o sono e manter uma alimentação equilibrada reduzem os momentos de ansiedade e ajudam-nos a controlar o stress.

Nos casos em que o grau de stress √© muito alto, √© aconselh√°vel receber ajuda psicol√≥gica para aprender a gerir adequadamente estes per√≠odos e evitar o aparecimento de rea√ß√Ķes como a alergia nervosa.

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