Skip to content
Alergia e intolerância: são o mesmo?

Alergia e intolerância: são o mesmo?

Atualmente possuímos mais informação para poder distinguir entre alergia e intolerância, o que já antecipamos que são dois conceitos diferentes. Contudo, em muitas ocasiões os doentes não sabem muito bem distinguir ambas as patologias, chegando a confundir os seus sintomas. Tratam-se de duas perturbações muito diferentes, sobretudo no que diz respeito às consequências que provocam no organismo.

Ambos os conceitos costumam ser confundidos especialmente quando se fala de comida. Existem diversos mitos à volta da alimentação, sendo a confusão entre alergias e intolerâncias um deles.

O que é uma alergia?

Chama-se alergia à reação excessiva e confusa causada no sistema imunitário perante um determinado elemento ou substância que não deveria ser identificado como uma ameaça ao organismo. O que acontece nestes casos é que o corpo humano identifica como elementos nocivos os que não o são, provocando deste modo uma reação alérgica aos mesmos.

Existem vários tipos de alergia e tratamentos, assim como diferentes graus de gravidade segundo a intensidade dos sintomas. Quando estes chegam ao seu ponto culminante fala-se de anafilaxia, uma reação alérgica grave que pode inclusive chegar a causar até a morte se não for tratada a tempo.

Principais sintomas da alergia:

  • Comichão
  • Urticária
  • Erupções cutâneas
  • Inchaço de diversas partes do corpo
  • Asma
  • Mucosidade nasal
  • Vómitos
  • Diarreia

Como se diagnostica uma alergia?

No momento de diagnosticar uma doença alérgica costumam ser realizados testes cutâneos e análises ao sangue. Entre os alimentos que costumam apresentar um maior número de reações alérgicas encontram-se o leite, ovos, frutas, frutos secos, leguminosas, peixe e marisco.

O que é uma intolerância?

Quando se fala de intolerância geralmente costuma-se fazer referência à intolerância alimentar, ainda que também possa ocorrer com alguns medicamentos ou outras substâncias. Neste caso, tanto o mecanismo pelo qual ocorre assim como os sintomas que provoca são totalmente diferentes das reações alérgicas.

As intolerâncias alimentares costumam ser provocadas por uma alteração do aparelho digestivo causada pela deficiência de algumas enzimas necessárias para a digestão ou, devido a um problema de tolerância a certas proteínas do alimento. Por exemplo, a alergia ao ovo é uma reação adversa causada por um mecanismo imunológico e que ocorre devido à ingestão e contacto com esse produto.

No caso das intolerâncias metabólicas, existe um défice no organismo que impede a boa digestão de um alimento. Por exemplo, a falta de lactase no intestino delgado é a causa da intolerância à lactose, uma vez que é essa enzima que se encarrega da sua decomposição.

Principais sintomas da intolerância:

  • Vómitos
  • Diarreia
  • Digestões pesadas
  • Inchaço
  • Dor abdominal
  • Perda de peso
  • Perturbação do estado geral

Como se diagnostica uma intolerância?

Para diagnosticar as intolerâncias alimentares, o mais comum costuma ser realizar testes específicos relacionados com o alimento que se acredite que seja o causador da intolerância. Se isso ocorrer, tenta-se descobrir porquê e se realmente há um défice no metabolismo que faz com que o alimento não seja bem assimilado ou se é por outro motivo.

Em última análise, perante qualquer dúvida ou sintoma anómalo, a melhor opção é ir sempre a um médico especialista que ofereça um diagnóstico e tratamento corretos aplicados a cada situação.

 

PT-N-ZI-ALY-1900022

 

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.