Alergia e desporto: são compatíveis?
Há certos momentos ao longo do ano em que fazer desporto ao ar livre se pode tornar num autêntico problema, sobretudo se sofrermos de algum tipo de alergia. Atividades como caminhar, correr ou andar de bicicleta convertem-se numa autêntica tortura quando começa a comichão nos olhos, o corrimento nasal ou a dificuldade em respirar. O que podemos fazer? Não tema! A seguir, apresentamos-lhe os aspetos fundamentais que devemos ter em conta para que a alergia não impeça a nossa vontade de praticar desporto.
Benefícios do desporto sobre nas pessoas com alergia
É do conhecimento de todos que o exercício ajuda a manter e a melhorar o bom estado do sistema muscular, respiratório e cardiovascular, mas também o do nosso sistema imune, que é o responsável pelas reações alérgicas. De facto, praticar desporto de forma regular e com moderação pode ter efeitos positivos como a redução da inflamação relacionada com o alergénio.
Mas, se sofrermos de algum tipo de alergia é muito importante aprender a ouvir o nosso corpo para saber se podemos ou não continuar com a atividade física. Desta forma, sintomas leves como a tosse ou a congestão nasal não deverão causar um problema de maior para não continuarmos com o exercício, mas se apresentarmos sintomas mais graves como a asma, é vital pararmos imediatamente.
Regras preventivas para as pessoas com alergia no momento de realizar desporto
Existe uma série de recomendações que todas las pessoas com alergia devem seguir no momento de realizar qualquer tipo de exercício físico, sobretudo se ocorrer em espaços ao ar livre:
- Realizar um aquecimento muscular completo
- Realizar adequadamente os exercícios respiratórios para favorecer um efeito broncodilatador temporário
- Tomar medidas preventivas que ajudem a evitar o aparecimento dos sintomas relacionados, como evitar fazer desporto em espaços que apresentem muita vegetação ou poluição.
Sintomas de alergia durante o exercício
Sempre que formos realizar qualquer tipo de desporto ao ar livre devemos certificar-nos de que levamos connosco todos os elementos que permitam aliviar no momento qualquer possível reação alérgica como:
- Tosse
- Espirros
- Lacrimação
- Comichão nos olhos
- Asma brônquica
- Urticária
- Anafilaxia
Não obstante, perante qualquer possível sintoma alérgico que possamos sentir no momento de praticar exercício, o mais aconselhável será sempre ir a um médico especialista que nos proporcione um diagnóstico adequado e nos indique as precauções corretas que devemos tomar de forma personalizada.
Os desportos mais aconselháveis para as pessoas com alergias
É muito importante que tenhamos em conta que as atividades que impliquem uma maior intensidade e esforço físico, como por exemplo as corridas de fundo ou as maratonas, são as menos adequadas para as pessoas com alergia. Em vez disso, podemos optar por praticar desportos em equipa que nos permitam realizar pausas momentâneas ou também outras atividades que impliquem um menor grau de esforço como sejam o ioga ou a natação.
Além disso, o mais recomendável é realizá-los nas horas em que as concentrações de pólen sejam menores e levando sempre consigo uma garrafa de água. Manter uma correta hidratação ajuda-nos a eliminar a mucosidade e a congestão nasal, além da tosse e da comichão na garganta.ç
PT-N-ZI-ALY-1900021