Alergia às picadas de inseto
O verão está quase a chegar e com ele vêm os passeios pelo campo, os dias de praia… e também, as terríveis picadas de insetos. Nesta época do ano, queremos apenas desfrutar do ar livre, mas se tem alergia a certos insetos, isso pode tornar-se um verdadeiro pesadelo.
Durante a época do verão, os casos mais graves costumam ser causados por picadas de abelha ou vespa e o desconhecimento de uma possível alergia pode levar a situações de verdadeiro perigo para a vida da pessoa. Conhecer alguns aspetos relacionados com estas alergias irá ajudara evitar os insetos e as suas terríveis picadas. Não perca nenhum detalhe!
A que tipo de insetos é possível ter alergia?
- Os parasitas ou sugadores. Seriam os mosquitos, as pulgas, os moscardos ou os carrapatos, entre outros. Embora falemos de picadas, estes animais mordem as suas ‘vítimas’ para se alimentar. Estas picadas geralmente não são venenosas, embora possam causar irritação a nível cutâneo através da saliva e das substâncias que injetam.
- Por outro lado, falaríamos de insetos venenosos ou picadores (vespas, abelhas, aranhas ou escorpiões). Neste caso, os insetos expelem substâncias tóxicas como mecanismo de defesa. Estas picadas, além de causarem uma grande dor, podem provocar sintomas graves.
Dizemos-lhe quais são as picadas de insetos mais comuns durante os meses de verão:
– Abelhas e vespas. Estima-se que entre 15-25% da população é sensível ao veneno das vespas ou das abelhas. O aparecimento dos sintomas é muito rápido e traduz-se numa inflamação ou vermelhidão na zona da picada. Quando as reações aparecem noutras partes do corpo, devemos prestar especial atenção, pois podem ser extremamente graves e até fatais. Quando houver suspeita de reação sistémica, será importante consultar um especialista para realizar os testes de alergiapertinentes.
– Mosquitos. Embora as reações alérgicas mais graves sejam causadas pelas vespas e abelhas, nas proximidades de rios e lagoas é muito comum a proliferação de mosquitos nesta época do ano devido ao calor e à humidade. As picadas de mosquito não são tão graves como as mencionadas anteriormente, mas causam vermelhidão e inflamação na zona. Para aliviar a reação, é aconselhável aplicar frio e um creme com corticoides para reduzir o inchaço.
– Moscardos. Este inseto e a sua picada provocam uma reação cutânea muito dolorosa na zona da mordedura. Ocasionalmente, pode gerar reações mediadas por IgE que desencadeiam urticária ou, em casos graves, um choque anafilático.
– Aranhas. Como o resto das picadas, a reação geralmente é localizada onde ocorreu a picada do aracnídeo. Também é possível detetar o rasto do inseto pelo corpo se a pessoa for realmente sensível ao veneno. Em relação às aranhas, é preciso ter em conta que as suas picadas geralmente são inofensivas, exceto as mais venenosas.
– Pulgas. As pulgas são parasitas geralmente associados a animais, que podem causar reações alérgicas cutâneas, como a urticária. Para evitar a sua propagação,o mais aconselhável é evitar a entrada de animais nos quartos, sofás ou em certas divisões da casa onde descansamos ou vamos dormir.
Quais são os sintomas que estas picadas provocam?
Geralmente, os sintomas das picadas aparecem em cerca de 20 ou 30 minutos. Embora as reações sofridas pela maioria dos “doentes” sejam leves e causem inflamação ou comichão na zona afetada, também devemos falar sobre as graves picadas de vespas ou abelhas que, se não forem tratadas a tempo, podem colocar a vida do doente” em risco.
Reações leves:
– Inflamação, inchaço ou comichão na zona.
– Espirros, mucosidade nasal e tosse.
– Lágrimas e comichão nos olhos.
Reações graves:
– Inchaço da língua ou garganta e dificuldade em respirar.
– Náuseas,, vómitos ou diarreia.
Dicas úteis para evitar as picadas de insetos
Embora os insetos proliferem no verão devido ao calor ou à humidade, podemos usar alguns truques simples para os manter afastados.
– Os repelentes de mosquitos são muito úteis. Leve um sempre consigo, principalmente nas piscinas, na praia ou no campo.
– Vista roupa clara e fresca. A roupa escura, a humidade ou o suor são características atrativas para os insetos, por exemplo, para os mosquitos. Para ser mais eficaz, cubra todo o corpo quando for para o campo e evite os calções ou t-shirts de alças.
– Proibido usar fragrâncias, desodorizantes ou lacas. Os aromas doces e artificiais são um íman para os insetos. Este verão esqueça estes produtos.
– Em casa, coloque redes mosquiteiras nas portas e janelas (sobretudo no campo)e use inseticidas à noite. E claro! Não se esqueça de tapar bem os baldes do lixo.
– Durante as viagens de carro… feche todas as janelas para que os insetos não entrem.
– Se comer fora de casa, preste atenção aos pratos ou às bebidas, para o caso de algum inseto ter pousado nos pratos ou copos.
– Quando tiver roupa estendida no exterior, não se esqueça de sacudi-la antes de a vestir, já que algum inseto pode estar escondido entre as roupas.
– E lembre-se, quando um inseto pousar no seu corpo, não tente matá-lo ou espantá-lo. O mais aconselhável é ficar imóvel até que o inseto se afaste.
PT-P-ZI-ALY-2100040