Alergia ao glutamato: O que é a “Síndrome do Restaurante Chinês”?
Alguma vez comeu num restaurante de comida asiática e notou dor de cabeça, comichão na pele ou cólicas? Cuidado, se isto já lhe aconteceu em alguma ocasião, talvez sofra de alergia ao glutamato, também conhecida como “Síndrome do Restaurante Chinês”. Esta alergia é causada pelo glutamato, um intensificador muito utilizado na cozinha asiática e oriental. Hoje em dia, e com a difusão deste tipo de alimentos em muitas partes do mundo, as alergias têm vindo a aumentar. Se quiser saber mais sobre esta síndrome, hoje dizemos-lhe todos os pormenores sobre a alergia ao glutamato, não perca!
Em primeiro lugar: o que é glutamato?
Principalmente, o glutamato monossódico é um tipo de sal que é usado como intensificador de sabor em muitos pratos e também em alimentos. Em alguns aparece rotulado como o aditivo E-622, GMS, sal chinês, ajinomoto ou umami.
Muitas vezes, pode ser encontrado em alimentos processados, como sopas, caldos, carnes, molhos para saladas, legumes em lata ou alimentos pré-cozinhados como a piza.
Porque esta alergia é conhecida como “Síndrome do Restaurante Chinês”?
A sua deteção remonta aos anos 60, década em que a alergia ao glutamato foi determinada.
O glutamato monossódico (GMS) é um intensificador de sabor muito utilizado na cozinha asiática, razão pela qual a alergia a esse alimento tem vindo a consolidar o seu termo popular conhecido como “Síndrome do Restaurante Chinês”.
Que outras denominações pode ter?
Esta alergia também é conhecida por outros nomes como:
- Síndrome do glutamato monossódico (GMS)
- Intolerância ao glutamato monossódico
- Alergia ao glutamato monossódico
- CIE-9: 995,69
- CIE-10: T78.1
Sintomas da alergia ao glutamato
Tal como acontece com outros tipos de alergias alimentares, a alergia ao glutamato aparece pouco tempo depois da ingestão deste aditivo. Muitas pessoas começam a notar sintomas leves como transpiração, dor de cabeça… que podem ir aumentando progressivamente minutos depois. Estas são as reações mais comuns da “Síndrome do Restaurante Chinês” que em algumas pessoas podem durar inclusive dias:
- Dor de cabeça
- Desconforto gastrointestinal (náuseas, vómitos e diarreia).
- Vermelhidão da pele e erupções.
- Inchaço e dormência na zona facial (lábios, olhos, língua…)
- Comichão e gotejamento nasal.
- Em casos muito graves, pode desencadear dor no peito, falta de ar e, finalmente, choque anafilático.
Como se deteta a alergia ao glutamato? Existe um tratamento?
Embora não seja uma observação científica nem rigorosa, um dos primeiros sinais que fazem saltar os alarmes sobre uma possível alergia ao glutamato é se aparecerem sintomas como taquicardia, transpiração, vermelhidão da pele… depois de ter ido a um restaurante de comida asiática. Embora o diagnóstico mais eficaz seja através de testes cutâneos (injeta-se pequenas doses da proteína para verificar a sua reação na pele) e as análises de sangue. Além disso, os especialistas geralmente analisam o historial clínico do paciente para verificar se existem antecedentes.
Embora não exista uma cura que elimine completamente a alergia ao glutamato, os especialistas costumam recomendar anti-histamínicos para tratar as reações e uma adaptação da dieta alimentar do paciente para controlar cada alimento que consome.
Conselhos para evitar a sintomatologia associada a esta alergia
Tal como acontece com outros tipos de alergias alimentares, o primeiro passo para evitar a ingestão acidental e as reações associadas à alergia ao glutamato é erradicar completamente este alimento da dieta. Como conseguir isso? Ainda que existam uma infinidade de produtos que incluam aditivos, a precaução para não ingeri-lo é fundamental, realizando algumas medidas alimentares como:
- Verificar minuciosamente o rótulo de cada produto que vai ser consumido.
- Eliminar da dieta, quase completamente, alimentos processados, molhos, produtos congelados, etc. e substituí-los por produtos frescos sempre de procedência conhecida.
- Evitar comer em restaurantes de comida asiática, mas também prestar muita atenção noutros tipos de estabelecimentos onde este aditivo possa ser utilizado.
PT-N-ZI-ALY-2200019